sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Pré-jogo América-MG x Operário-PR

Apesar do risco da posição de goleiro, deve ser mais eficiente a escalação do Matheus Cavichioli entre os titulares, porque Airton está bastante irregular.

Caso Airton seja o escolhido para começar o jogo,  precisa melhorar a saída na pequena área nos lances de bola aérea.

Rodolfo começar o jogo no lugar do Vitão estaria dentro da normalidade, mas defeitos foram repetidos na formação e preparação da equipe para disputar o Brasileirão. 

O América sempre repete o erro de não aproveitar o estadual para dar um pouco mais de rodagem para os pratas da casa. 

Os promovidos da base deveriam ter jogado mais vezes ou mais tempo na primeira fase do Mineiro, para o DNA formador ser transformado mais rapidamente em aproveitador entre os titulares. 

Enquanto Carlos Alberto entrou em um jogo aos 43 minutos do segundo tempo e outro entre os reservas contra a URT, e outros jogadores tiveram poucas chances, Leo Passos participou de 16 jogos este ano. 

Depois da retomada do Campeonato Mineiro, Vitão só teve mais chances entre os considerados titulares porque Rodolfo lesionou e Leo Passos não justificou as oportunidades seguidas. 

Rodolfo, que talvez seja mais produtivo pelos lados, poderia entrar no lugar do Felipe Augusto, com Vitão de centroavante definidor. 

O rendimento do Felipe Augusto precisa ser muito superior para justificar a titularidade absoluta. 

Poderia ser o artilheiro do time se tivesse sido mais eficiente nas chances de gol desperdiçadas. 

Para Felipe Augusto permanecer entre os titulares, carece aumentar o acerto na tomada da decisão, nos cruzamentos, nas finalizações e ter mais poder de decisão. 

Basicamente, sem contar as variações e a posse ou não da bola, o time americano deixou de jogar no 4-1-4-1 e a distribuição ficou próxima do 4-3-3.

Se essa formatação for mantida, o posicionamento do Zé Ricardo e principalmente do Juninho, que está se readaptando a jogar mais recuado sem avançar tanto para pressionar a saída de bola do adversário, necessita ser mais coordenado no revezamento da recomposição e transição. 

Mas se a consistência defensiva aumentou, com laterais mais fixos e Alê recuado para colaborar na marcação, a força ofensiva diminuiu.

Para Matheusinho, na maioria das jogadas marcado por dois adversários, aumentar a produtividade ofensiva, João Paulo ou Sávio precisa fazer mais ultrapassagens e triangulações pelos lados, Alê jogar mais avançado pelo meio para trocar passes, e o extremo do lado oposto aparecer no jogo para aumentar a amplitude e descompactar a defesa adversária. 

Aliás, a participação ofensiva do Alê, trocando passes com Felipe Augusto,  Matheusinho e Rodolfo, pisando mais na área e finalizando mais, deve ser transformada em vantagem competitiva sobre o adversário.  

A utilização mais vezes do 4-2-3-1, com Alê mais próximo do setor ofensivo do que defensivo, poderá ser o ponto eficiente de equilíbrio entre defender e atacar.

Berola, Sávio, preferencialmente na tarefa ofensiva, e Toscano, meia-atacante centralizado com poder de criação e finalização, devem ser a principais opções de substituição. 

Geovane e Leo Passos, também sub-23 em processo de formação e oscilação, precisam aumentar o rendimento. 

Dependendo das circunstâncias da partida, Toscano poderá ser o meia-atacante avançado, ao lado do Alê, no 4-1-4-1. 

Possível time na distribuição básica 4-2-3-1:
Matheus Cavichioli (Airton);
Diego Ferreira, Messias, Eduardo Bauermann, João Paulo;
Juninho, Zé Ricardo;
Felipe Augusto (Berola, Vitão), Alê, Matheusinho;
Rodolfo (Vitão)

América-MG x Operário-PR
sexta-feira, 19h15, Arena do Coelhão
vamos vencer, Coelhão