sábado, 1 de agosto de 2020

Pré-jogo Atlético x América

“A bola é redonda e o jogo dura 90 minutos. Todo o resto é pura teoria." 

São conceitos do Josef "Sepp" Herberger, também usados no filme Corra, Lola, Corra (1998).

De acordo com a crítica de cinema, no Corra, Lola, Corra, temáticas interessantes, como livre arbítrio , determinismo e a lei de causa e efeito são tratadas no filme, que também demonstra como pequenas mudanças na tomada de decisão e nas interações podem modificar o futuro drasticamente. 

Em tese, no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro, existem possibilidades de alterações entre os titulares e durante a partida, ainda mais com as cinco substituições permitidas, e mudanças funcionais e posicionais dos jogadores. 

Entre os considerados titulares, Airton, Eduardo Bauermann, Juninho, Zé Ricardo, Alê e Felipe Augusto devem ser os com mais chances de começar

Na lateral direita, Diego Ferreira e Leandro Silva disputam posição ou poderão ser escalados juntos. 

Ambos carecem diminuir os espaços cedidos e se impor fisicamente sobre o adversário. 

Joseph e Messias devem se opções para substituir o zagueiro central Lucas Kal.

Anderson pareceu mais qualificado que Joseph, mas foi anunciado na posição de quarto-zagueiro e jogou nessa posição contra a URT. 

Por enquanto Eduardo Bauermman só jogou de quarto-zagueiro no América. 

Mas nem Anderson nem Joseph jogaram com Eduardo Bauermann.

A escolha pelo Messias poderá ser um risco, devido a falta de entrosamento, ou  um acerto pela qualidade do jogador. 

Bem fisicamente, talvez seja mais interessante optar pelo Messias.

A dobra pela esquerda também poderá ser utilizada, com João Paulo e Sávio, que são bastante produtivos na tarefa ofensiva. 

Mas os pontas abertos pelos lados utilizados pelo Sampaoli precisam ser marcados de perto, sem espaço para dominar a bola. 

Talvez Lisca opte por uma linha defensiva mais experiente e preventiva, com Leandro, Messias, Bauermann e João Paulo, no início do jogo. 

Juninho poderá ser utilizado mais próximo do Zé Ricardo para colaborar com o lateral na marcação ou aberto pela direita, igual no segundo tempo contra o Atlético, com a escalação do Flávio ou Rickson ou Sabino, ao lado do Zé Ricardo. 

Alê precisa pisar mais na área adversária, ser mais finalizador, mas tem qualidade na bola longa e na troca de passes.

Ademir é opção de velocidade, a fim de partir partir pra cima pelos lados. Pela direita, buscar a a linha de fundo e acertar o cruzamento com o pé direito, ou infiltrar na diagonal e finalizar. No lado esquerdo, buscar a linha de fundo, fazer cruzamento com o pé esquerdo. 

Matheusinho tem qualidade para jogar pelos lados ou centralizado, preferencialmente sem posição fixa e partindo pra cima dos defensores atleticanos. 

Felipe Augusto deve jogar aberto pelo lado ou pelo centro tentar neutralizar a saída de bola do adversário com três jogadores. 

O momento é do Vitão, centroavante definidor, que sem a bola deve marcar um dos zagueiros adversários. 

Na saída com três jogadores utilizada pelo adversário, o que for o melhor lançador deles deve ser marcado de perto, para dificultar o lançamento. 

Talvez o quarteto mais ofensivo seja formado inicialmente pelo Matheusinho, Alê, Felipe Augusto e Vitão, com bastante movimentação. 

Ainda Carlos Alberto, Kawê, Leo Passos e Lucas Luan.

Na prática, Josef "Sepp" Herberger definiu que o básico do futebol é defender e atacar com a máxima perfeição. 

Que a causa-efeito das escolhas do Lisca e a interatividade entre os jogadores sejam favoráveis para o time americano conquistar a vitória sobre o rival, com ou sem a presença do acaso. 

Possível escalação, na distribuição básica 4-2-3-1, com variação para 4-2-2-2. 
Airton;
Leandro Silva (Diego Ferreira), Messias (Joseph, Anderson), Eduardo Bauermman, Sávio (João Paulo);
Juninho, Zé Ricardo;
Matheusinho (Ademir), Alê (Matheusinho), Felipe Augusto (Sávio)
Vitão

Atlético x América
domingo, 16h, Mineirão
vamos vencer, Coelhão