Na transformação do DNA formador em aproveitador, os pratas da casa, em vez de serem utilizados por necessidade na Copa do Brasil e Série B, deveriam ser mais escalados, por opção, no Mineiro e na Copa Sul-Sudeste.
Samuel, na lateral ou nas pontas, Rafa, zagueiro ou volante, Otávio e Yago Santos no meio-campo, Jhonatan e Yago Souza, no meio-campo ou ataque, e Thauan pelos lados.
Mas, Leo Alaba, Maguinho, Arthur e Dalbert, nas laterais, Nathan, na zaga, Alê, Elizari, Val e Person, no meio-campo, Gabriel Barros, Paulo Victor, e Everton, entre contratados e remanescentes, também vão precisar ser utilizados, a fim de aprimorar o condicionamento físico, facilitar o entrosamento e o ritmo de jogo.
O setor defensivo, possivelmente com Gustavo, Maguinho, Ricardo Silva, Emerson e Arthur, parece ser consistente, pelo alto e pelo chão, e na bola parada defensiva.
Apesar de o meio-campo, talvez inicialmente com Otávio, Felipe Amaral e Yago Souza, poder ser dinâmico, intenso e marcador, Person e Yago Souza vão precisar ser criativos, pisar mais na área, a fim de finalizar e marcar gols decisivos.
Ainda Alê, que deveria ser aproveitado de segundo volante, Elizari, que precisa jogar numa posição funcional mais eficiente, Val e Yago Santos.
O poder ofensivo vai depender da eficiência de o Gabriel Barros, Everton e Thauan, talvez Jhonatan, Samuel e Yago Souza, atacantes pelos lados, vencerem duelos individuais, acertarem cruzamentos precisos e fazerem gols decisivos.
Bigode, Paulo Victor e Jhonatan, na função de centroavante, vão precisar transformar as assistências recebidas em gols feitos.
Ainda assim, a bola parada ofensiva poderá decidir jogos.
Rascunho da equipe 2026:
1 - Cassio, Gustavo, Willian
2 - Leo Alaba, Maguinho, Samuel
3 - Emerson, Rafa, Nathan, Ricardo Silva
6 - Arthur, Dalbert, Paulinho
5 - Elizari? Felipe Amaral, Otávio, Rafa
8 - Alê, Elizari, Felipe Amaral, Val, Yago Santos
10 - Jhonatan, Person, Yago Souza
7 - Gabriel Barros, Jhonatan, Samuel, Thauan
9 - Bigode, Jhonatan, Paulo Victor
11- Everton, Samuel, Thauan, Yago Souza
Talvez sem Alê, Dalbert e Elizari, jogadores que sofreram lesões em 2025, sem Gabriel Barros e Leo Alaba, recém contratados, possibilidades de escalação, com manutenção dos remanescentes entre os titulares, para vencer o Athletic:
Gustavo;
Maguinho (Samuel), Ricardo Silva, Emerson, Arthur;
Otávio (Rafa), Felipe Amaral (Val), Yago Souza (Person);
Thauan (Jhonatan), Bigode (Paulo Victor, Jhonatan), Everton (Yago Souza)
Vamos vencer, Coelhão!