sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Pré-jogo Botafogo-SP x América-MG

Defender e atacar próximo da máxima eficiência sempre será a meta de desempenho de um time de alto rendimento.

Preferencialmente, também contar com o acaso favorável, para vencer jogos, fazer boas campanhas e conquistar títulos.

Na 21° rodada do Brasileirão, o time americano ainda busca a formação ideal, a fim de potencializar  intensidade, qualidade e velocidade.

Baixar a marcação poderá aumentar a consistência ofensiva, mas diminui a força ofensiva, sem a utilização de jogadores velozes para puxar o contra-ataque.

Utilizar três volantes não aumentou a consistência defensiva, mas diminuiu a força ofensiva.

A dobra pela direita, com a escalação do Diego Ferreira mais avançado, foi pouco funcional na defesa e principalmente no ataque.

Encontrar o ponto de equilíbrio entre defesa e ataque, buscar o controle do jogo, com posse de bola ofensiva e eficiência nas conclusões.  devem ser as melhores opções.

No setor defensivo, Jori, em fase de aprimoramento e oscilação, está com mais ritmo de jogo que Airton, Fernando Leal e Thiago.

Leandro Silva e João Paulo precisam aumentar a solidez defensiva, mas são produtivos e eficientes na tarefa ofensiva.

Paulão e Ricardo Silva devem manter a regularidade, mas carecem ficar mais bem posicionados nos cruzamentos aéreos e rasteiros.

Ricardo Silva carece melhorar a saída de bola pela esquerda.

No meio-de-campo, Toscano deveria ser mantido em vez do retorno do Maranhão.

Zé Ricardo, João Paulo, Toscano e Matheusinho poderão ser os principais articuladores na troca de passes.

Toscano tem poder de criação, finalização e decisão, mas precisa ter opções ofensivas, preferencialmente Berola, Matheusinho e Viçosa,  para fazer assistências, tabelas progressivas, infiltrar na área e finalizar.

Zé Ricardo é opção de primeiro volante para participar na saída de bola, na distribuição das jogadas, mas também deveria ser mais finalizador e passador vertical.

Juninho carece aumentar a qualidade nos passes, lançamentos e finalizações.

Bilu poderia começar o jogo, com Berola de opção para segundo tempo, ou vice-versa. Ambos são agudos, chamam a responsabilidade e partem pra cima.

Matheusinho precisa ser mais eficiente nas finalizações, mas é bastante participativo na troca de passes, assistências para finalizações e nas conclusões.

Viçosa colabora no primeiro combate e na bola aérea defensiva. Artilheiro decisivo dependente das assistências e cruzamentos para finalização.

Felipe Azevedo deveria ser opção para jogar só um tempo, porque quando começa o jogo, o rendimento cai no segundo tempo. Tem pouca velocidade para defende e atacar. É mais produtivo nas finalizações pelo centro, mas necessita ser mais efetivo.

França, quando jogou, pouco produziu em termos ofensivos. Precisa ser mais finalizador.

Flávio tem potencial na marcação, no passe e lançamentos.

Maranhão possui características parecidas com Juninho. Dinâmico, esforçado, ocupador de espaço, mas limitado no campo ofensivo. Deveria jogar mais no campo defensivo, na cobertura do João Paulo.

Ainda Ademir para puxar contra-ataques.

Caso tenha sido liberado pelo BID, uma possível estreia do Boselli entre os titulares poderá ser arriscada. Talvez seja mais interessante entrar no segundo tempo, de acordo com as circunstâncias da partida.

Michel Bastos tem experiência para pelo menos ser aproveitado durante determinados momentos, mas se ainda estiver nos planos de aproveitamento, possivelmente será mais produtivo no Independência.

Possível escalação e sugestão de mudança na formação básica 4-2-3-1

Jori;
Leandro Silva, Paulão, Ricardo Silva, João Paulo;
Zé Ricardo, Juninho (Flávio, Maranhão);
Bilu (Berola), Toscano (Matheusinho, Michel Bastos, Boselli), Matheusinho (Felipe Azevedo, Ademir);
Viçosa (Toscano)

Botafogo x América
sábado, 11h, Santa Cruz
Vamos vencer, Coelhão.
Acredita, América!

www.facebook.com/avacoelhada
twitter.com/Avacoelhada
www.instagram.com/avacoelhada

P.S. quase fixo.

A falta de revezamento durante o Mineiro, aumentou a necessidade de reforços para o time titular.

Pelo menos um quarto-zagueiro, qualificado na saída de bola, com velocidade na recomposição, deveria ser contratado. Aproveitamento do Lima?

Pedrão também é sub-23 em processo de formação e oscilação, inexperiente para o momento atual, mas tem velocidade de recuperação e imposição física. Não deve ser eternamente condenado pelo pênalti cometido.

Roger deveria ser reintegrado.

Mais um meia-atacante lado, com poder de finalização, velocidade, resistência física e habilidade para defender e atacar em alta intensidade durante os 90 minutos. Tá faltando.

Ainda monitoramento a fim de aproveitar oportunidades no mercado:

- Um lateral com poder de marcação. - Diego Ferreira?
- Um meia atacante centralizado, com poder de criação, finalização e decisão. Michel Bastos?
- Um meia-atacante de lado, com velocidade, poder de finalização e decisão.  Bilu?

Na Série B, também haverá necessidade de mudanças planejadas, em vez das obrigatórias devido a suspensão, lesão, contusão e cansaço provocado pela sequência de jogos.