segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Cruzeiro 1 x 1 América

O América desperdiçou uma oportunidade histórica de ter vencido um Cruzeiro bastante limitado tecnicamente.

Apesar da ausência do Matheusinho, o time americano buscou o controle do jogo, teve proposta ofensiva, mas faltou qualidade na construção das jogadas, principalmente eficiência nas finalizações, e ainda falhou no gol de empate

De acordo com o Footstats, foram 10 finalizações erradas do América e só uma certa, a do gol do Ademir.

O time cruzeirense fez 7 finalizações erradas, e as 3 certas foram de fora da área, inclusive a do gol marcado pelo Maurício, numa falha do Airton.

Embora Sávio, que estava bem na partida, tenha errado o passe pro Felipe Augusto, a falha do Airton foi maior, porque a bola era totalmente defensável e foi praticamente um gol contra do goleiro.

Mas a fragilidade defensiva dos laterais, Diego Ferreira, Leandro Silva, João Paulo e Sávio continua preocupante.

O lado direito, com Diego Ferreira e Leandro Silva, é mais crítico, porque Leandro Silva está improdutivo na tarefa defensiva e ofensiva, e Diego Ferreira, quando jogou em 2019, também deixou a desejar na dupla função, principalmente a ofensiva.

Pelo menos na esquerda, João Paulo e Sávio são mais produtivos no apoio, Embora João Paulo esteja constantemente no DM.

Sávio, que tem potencial para jogar mais avançado, foi o principal passador americano, com 63 passes certos, errou 7, fez 4 lançamentos certos, 3 errados, duas assistências para finalização.

Zé Ricardo foi o segundo americano com mais passes certos, 54, entre eles, 15 para o Alê,

Alê e Juninho, na função de articuladores próximos da intermediária adversária, foram improdutivos na criação e finalização.

Ambos não acertaram nenhuma finalização.

Alê fez uma assistência de pé esquerdo para finalização do Ademir, acertou 47 passes e errou 8.

Juninho acertou 28 passes, errou 5.

Alê pareceu ter qualidade técnica, mas pouca intensidade e baixo poder de finalização. Talvez seja mais produtivo nos lançamentos.

Rodolfo e principalmente Felipe Augusto desperdiçaram oportunidades de contra-ataque, com erros de decisão e execução.

Felipe Augusto fez uma assistência para gol, uma para finalização, três finalizações erradas, uma delas livre de marcação dentro da área, e seis cruzamentos errados.

Rodolfo, que voltou a demonstrar incapacidade para fazer o pivô e ser o centroavante referência. com aproveitamento na bola alta, fez duas assistências para finalização e três finalizações erradas.

Ademir demonstrou capacidade para ser utilizado mais vezes entre os titulares, marcou um gol, fez duas assistências para finalização, duas finalizações erradas, um cruzamento certo, três errados.

Faltou o revezamento de lado entre Ademir e Felipe Augusto, para Ademir partir pra cima do Edilson, buscar a linha de fundo e fazer cruzamentos com o pé esquerdo, e Felipe Augusto jogar pela direita, para infiltrar pela diagonal e finalizar de pé esquerdo.

Talvez tivesse sido mais interessante a entrada do Carlos Alberto, um dos promovidos para não jogar, ou Geovane, em vez do Rickson.

Destaque para a dupla de zagueiros formada pelo Lucas Kal e Eduardo Bauermann, que mantiveram a segurança defensiva, para os passadores Sávio e Zé Ricardo, com participação na jogada do gol marcado, e Ademir pela ofensividade e gol feito.

Cruzeiro:
Fábio;
Edílson, Cacá, Leo e João Lucas;
Filipe Machado, Jadsom (Judivan), Éverton Felipe, Maurício e Jhonata Robert (Marco Antônio); Roberson (Weliton)
Técnico: Adílson Batista

América:
Aírton;
Leandro Silva (Diego Ferreira), Lucas Kal, Eduardo Bauermann e Sávio;
Zé Ricardo;
Ademir (Rickson), Juninho, Alê, Felipe Augusto (Leo Passos);
Rodolfo
Técnico: Lisca

Gols: Ademir e Maurício

www.facebook.com/avacoelhada
twitter.com/Avacoelhada
www.instagram.com/avacoelhada