terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Pré-jogo América x Caldense

Embora a repetição acelere o entrosamento em curto prazo, durante o Campeonato Mineiro, o revezamento no estadual será mais benéfico, na formação e preparação da equipe para disputar a Série B.

Deveria haver na maioria dos 11 jogos da primeira fase, pelo menos uma novidade entre os titulares, uma entre os substitutos e uma entre os relacionados.

O processo de adaptação, principalmente dos promovidos da base, precisa ser mais bem programado, em vez de emergencial, devido a lesões e suspensões dos considerados titulares.

No jogo de estreia contra a Caldense, a distribuição mais básica deve se aproximar do 4-1-4-1, bastante utilizado pelo Felipe Conceição em 2019.

Na primeira linha de 4, Leandro Silva, Lucas Kal, Eduardo Bauermann e João Paulo.

Leandro Silva e João Paulo são mais produtivos e eficientes na tarefa ofensiva do que defensiva.

Lucas Kal demonstrou qualidade na bola aérea defensiva e na saída de bola.

Eduardo Bauermann vai precisar demonstrar qualidade na saída de bola com o pé esquerdo, velocidade de recomposição e posicionamento nos cruzamentos.

Apesar de ter potencial para jogar mais avançado, Zé Ricardo deve ser o primeiro e único volante, quando o time americano estiver com a bola.

Felipe Augusto, Juninho, Alê e Matheusinho formarão a linha de 4 mais ofensiva.

Possivelmente o rendimento ofensivo com Felipe Augusto, pelo lado, será superior ao do Diego Ferreira, quando jogou improvisado, e Felipe Azevedo, sem velocidade para defender e atacar em alta intensidade durante os 90 minutos.

Juninho aumentou a produtividade com Felipe Conceição, mas precisa manter a evolução nas assistências, finalizações e passes.

Talvez Alê aumente o poder ofensivo, caso tenha poder de criação, decisão e finalização.

Matheusinho, em processo de evolução contínua, tem grande potencial para ser ainda mais produtivo, eficiente e decisivo.

Rodolfo deverá demonstrar poder de decisão nas finalizações.

De acordo com as circunstâncias de jogo, Ademir, Carlos Alberto, Diego Ferreira, Flávio, Geovane, João Cubas,  João Gabriel, Leo Passos, Lucas Luan, Luisão, Rickson, Sávio e Vitão são opções de mudanças durante este jogo.

No próximo jogo contra o Villa Nova, pelos menos um dos citados deveria começar entre os titulares, e pelo menos um, que não tiver entrado contra a Caldense, entrar no próximo confronto.

Ademir tem velocidade, parte pra cima e finaliza, mas também deveria jogar pela esquerda, a fim de buscar a linha de fundo e fazer cruzamento com o pé esquerdo.

Carlos Alberto, que deve ser aproveitado pela direita, carece melhorar o complemento das jogadas, mas parte pra cima, busca a linha de fundo para fazer o cruzamento ou infiltra na diagonal para finalizar.

Diego Ferreira precisa melhorar a marcação e o complemento das jogadas, na dupla tarefa defensiva-ofensiva.

A transformação do Flávio em novo Christian deve ser evitada. Flávio em total capacidade para ser aproveitado mais vezes entre os titulares, inclusive com Zé Ricardo mais avançado.

Geovane precisa ter mais poder de criação, decisão e finalização.

João Cubas jogou poucas vezes no ano passado. Carece ser mais bem utilizado.

João Gabriel atua de uma intermediária a outra, com poder de criação, finalização e marcação.

Leo Passos parece ser mais meia-atacante do que um típico centroavante.

Lucas Luan tem qualidade no passe e capacidade para jogar mais avançado.

Luisão é bastante qualificado na marcação.

Sávio evoluiu com a sequência de jogos e poderá conquistar a titularidade na lateral-esquerda ou até em outra função, é opção de mudança.

Vitão é artilheiro definidor.

Possível time na formação básica com a bola, 4-1-4-1:
Airton;
Leandro Silva, Lucas Kal, Eduardo Bauermann, João Paulo;
Zé Ricardo;
Felipe Augusto, Juninho, Alê, Matheusinho;
Rodolfo

América x Caldense:
quarta-feira, 20h30, Arena Independência.
Vamos vencer, Coelhão!

www.facebook.com/avacoelhada
twitter.com/Avacoelhada
www.instagram.com/avacoelhada