sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Pré-jogo Villa Nova x América

Devido a sequencia de jogos em curto prazo, oportunidade para Felipe Conceição fazer mudanças por opção, entre titulares, substitutos e relacionados, para evitar o desgaste na estreia na Copa do Brasil e principalmente no Mineiro dar chances programadas, para todos da equipe ficarem mais bem preparados para disputar a Série B.

No Castor Cifuentes, possivelmente as jogadas de velocidade pelos lados,  cruzamentos e lançamentos para dentro da área e finalizações de longa distância serão exploradas pelas duas equipes.

Leandro Silva e João Paulo jogaram mal contra a Caldense, mas a lateral direita é mais preocupante.

Em 2019, Leandro Silva e Diego Ferreira atuaram juntos, mas na prática foram dois jogadores para executar a função de um. O poder de marcação aumentou, porém a força ofensiva pela direita, com Diego Ferreira improvisado, diminuiu.

Leandro Silva é ineficiente na marcação, tem mais potencial no apoio, mas até a eficiência ofensiva diminuiu.

Diego Ferreira precisa melhorar o poder de marcação, a eficiência no apoio e a resistência física para executar a dupla função de defensiva-ofensiva.

Embora seja possível Leandro Silva jogar bem e marcar gol decisivo contra o Villa, Diego Ferreira deveria começar o jogo, até para preservar o Leandro Silva de uma possível cobrança maior por parte da torcida, que ficará mais próxima do campo.

Na esquerda, apesar de ser lento para defender e atacar, João Paulo foi o principal pontuador americano pelo índice Footstats de produtividade, devido as assistências para gols e finalizações.

Sávio também carece melhorar no combate individual, mas tem potencial ofensivo, intensidade e velocidade, até para jogar mais avançado pelo centro ou pelo lado.

A utilização de 3 zagueiros e a transformação de laterais em alas parece ser o que mais se encaixa nas características da equipe americana, mas ainda não voltou a ser um dos esquemas da moda.

Lucas Kal e Eduardo Bauerman devem jogar mais vezes juntos, mas Luisão e João Cubas também precisam ter oportunidades programadas, para evitar a escalação só em situações emergenciais.

Zé Ricardo deveria jogar mais avançado ou ter mais liberdade para avançar, sem ser o volante mais recuado, porque tem qualidade na distribuição das jogadas, no passe vertical e nas finalizações.

Flávio tem mais potencial para ser o volante mais recuado.

Geovane merece ser premiado pelo gol marcado e ganhar a titularidade no lugar do Alê, que foi muito mal contra a Caldense.

Outra mudança para começar o jogo ou no intervalo é a utilização do Ademir, para explorar as jogadas de velocidade pelo lado.  Ademir também deveria jogar pelo lado esquerdo, para buscar a linha de fundo e fazer o cruzamento com o pé esquerdo.

Ademir precisa ter oportunidades para demonstrar se tem capacidade ou não para disputar a titularidade.

Carlos Alberto, 17 anos, carece aumentar a eficiência nos cruzamentos e finalizações, mas tem bastante potencial ofensivo, parte pra cima, dribla na vertical buscando a linha de fundo ou infiltra na diagonal para finalizar.

Felipe Augusto precisa fazer mais assistências, ser mais finalizador e decisivo.

Rodolfo também necessita ter mais poder de finalização, decisão e ser a referência dentro da área.

Vitão, acostumado a jogar em Nova Lima,  deveria ser opção de substituição.

Mais João Gabriel e Lucas Luan. Ambos com capacidade para jogar na lateral e principalmente avançados pelo centro ou pelo lado.

Possibilidades de mudanças na formação básica 4-1-4-1

Airton;
Diego Ferreira, Lucas Kal, Eduardo Bauerman, João Paulo (Sávio)
Zé Ricardo;
Felipe Augusto (Ademir, Carlos Alberto), Juninho (Flávio), Geovane (João Gabriel), Matheusinho (Carlos Alberto, Lucas Luan)
Rodolfo (Vitão)

Villa Nova x América
sábado, 16h, Castor Cifuentes
Vamos vencer, Coelhão!

www.facebook.com/avacoelhada
twitter.com/Avacoelhada
www.instagram.com/avacoelhada