sexta-feira, 8 de junho de 2018

América-MG 1 x 3 Atlético-MG

A força do futebol coletivo, competitivo e combativo nem sempre será suficiente para superar as qualidades dos adversários.

Apesar de a ideia de jogo**, utilizada pelo Enderson Moreira desde a disputa e conquista da Série B, ter sido repetida, houve falhas na execução, devido as limitações da equipe americana, aumentadas pelo desgaste físico, provocado pela sequência de jogos, e a capacidade individual dos jogadores adversários.

Cazares, Ricardo Oliveira e Róger Guedes fizeram a diferença para o Atlético conquistar a vitória.

Coincidentemente, jogam nas posições da projeção de reforços para o Coelhão permanecer na Série A*. Talvez também seja necessário reavaliar o poder de marcação dos laterais.

O América buscou fazer a proposta do jogo, mas o setor defensivo ficou vulnerável, principalmente pelo lado direito, com as ultrapassagens do Norberto e sem a recomposição do Aylon.

Os três gols sofridos foram pelo lado direito defensivo americano, com ou sem a presença do Norberto no lance, que não tem velocidade de recomposição nem altura e impulsão para disputar bola pelo alto. Por isso a importância da escalação do Aderlan, a fim de dividir a dupla função defensiva-ofensiva.

Baixa intensidade para recompor e contra-atacar, baixo poder criativo e ineficiência nas finalizações foram dificultadores na execução das jogadas defensivas e ofensivas.

Até Serginho, um dos poucos destaques individuais do time no Brasileiro, rendeu menos do que deveria render.

Destaque para Messias, pelo gol marcado.

Ainda assim, foram 3 finalizações certas e 9 erradas do América, contra 4 certas e 5 erradas do Atlético, que foi mais reativo do que propositivo.

posse de bola: 46 x 54
finalizações certas: 3 x 4
finalizações erradas: 9 x 5
passes certos: 367 x 401
passes errados: 39 x 30
cruzamentos certos:  4 x 5
cruzamentos errados 29 x 12

Jori: Tentou antecipar a saída no segundo gol, porém mais méritos para o Cazares, pelo domínio da  bola na recepção do lançamento, do drible e precisão na finalização.

Norberto: Apesar de não ter velocidade de recomposição, avançou mais do que o necessário.

Messias e Matheus Ferraz: Envolvidos quando ficaram muito expostos, mas mesmo assim mantiveram a segurança defensiva pelo centro.

Giovanni: Não acompanhou Blanco na jogada do primeiro gol, mas foi participativo na troca de passes. Acertou 66, errou 5.

Leandro Donizete: Não acompanhou Roger Guedes na jogada do primeiro gol. tem baixa velocidade de recomposição, mas foi participativo na troca de passes. Acertou 57, errou 6.

Chistian: Embora o segundo gol tenha sido méritos do Cazares, foi envolvido na jogada, mas participativo na defesa e no ataque. Acertou 29 passes, errou 4, fez um lançamento certo e uma assistência para finalização. Dentro da área, a vantagem é toda do atacante, quando está com a bola dominada no mano a mano contra o defensor.  Messias também foi envolvido pelo Tomás Andrade, em lance parecido no segundo tempo.

Aylon: participativo ofensivamente, mas sem fazer a recomposição e sem poder de finalização.  Acertou 27 passes, fez 3 assistências para finalizações.

Serginho: Só apareceu efetivamente no cruzamento para o gol do Messias. Sem poder de criação, finalização e decisão. Acertou 28 passes, errou 8, fez duas assistências para finalizações e perdeu 4 vezes a posse de bola e gerou contra-ataques.

Luan: Acertou 26 passes, errou 1 e perdeu 7 vezes a posse de bola

Judivan: totalmente sem ritmo de jogo,  acertou 4 passes, errou 2, perdeu 5 vezes a posse de bola e fez 3 finalizações erradas.

Adermir: aumentou a velocidade ofensiva, mas sem eficiência nos complementos das jogadas. Acertou 9 passes e fez uma assistência para finalização.

Marquinhos: pouco acrescentou. Três passes certos e uma finalização.

Ruy: sem tempo, mas pareceu fora de forma

América
Jori;
Norberto, Matheus Ferraz, Messias e Giovanni;
Leandro Donizete (Ruy) e Christian;
Aylon, Serginho e Luan (Marquinhos);
Judivan (Ademir)
Técnico: Enderson Moreira

Atlético
Victor;
Patric, Leonardo Silva, Gabriel e Juninho (Bremer);
Adilson, Gustavo Blanco,
Luan (Tomás Andrade) e Cazares (Elias);
Róger Guedes e Ricardo Oliveira
Técnico: Thiago Larghi

Gols: Messias, Ricardo Oliveira, Cazares e Tomás Andrade,
Cartões amarelos: Norberto e Serginho

------------------------------------
Marco Antônio
-----------------------------------

*
Ainda existe a necessidade de reforços qualificados para sequência do Brasileirão.

Será preciso contratar pelo menos três jogadores para aumentar o potencial agressivo e decisivo do time titular:

- Um meia centralizado.
- Um centroavante.
- Um atacante de lado.

Todos com experiência vitoriosa na primeira divisão, qualidade técnica, intensidade, velocidade, força, poder de finalização e decisão.

**
- Independentemente de quem seja escalado, do adversário e da condição de visitante ou mandante, o time americano é bastante organizado taticamente, na maioria dos jogos disputados.

- Apesar dos erros de execução é até da qualidade dos adversários, tenta buscar o controle do jogo, por meio da valorização da posse de bola ofensiva.

- Com a bola, basicamente são 3 jogadores no início da transição, 4 na segunda linha e 3 mais avançados. Mais as flutuações ofensivas, inclusive dos laterais.

- Com e sem a bola, na distribuição tática mais espaçada, a primeira linha defensiva fica com 4 jogadores, a segunda com 2 volantes, a terceira com 3 meias, e mais a frente 1 centroavante.

- Na formação defensiva compactada, a primeira linha com 4, a segunda também com 4, e os 2 mais um pouco mais avançados, o meia centralizado e o centroavante, antes da linha do meio-de-campo.