sábado, 10 de junho de 2017

Vila Nova-GO 2 x 0 América-MG

"Faltou é competência nossa mesmo. Os caras jogando com um a menos, não fomos capazes de fazer um gol"

O comentário do Bill refletiu o grande volume de jogo do time americano, mas sem efetividade. Deméritos do treinador e jogadores americanos, que não conseguiram superar a retranca do Vila Nova.

Méritos do adversário, que jogou por uma bola e ainda aproveitou a segunda. Embora seja um estilo de jogo bastante criticado pelos defensores do ponto de equilíbrio entre atacar e defender com a máxima perfeição. Se o jogar por uma bola for repetido constantemente, provavelmente conquistará poucos resultados positivos, em um campeonato de longa duração.

No início da partida, o setor defensivo americano vacilou na primeira e quase única jogada ofensiva do adversário. Jataí estava na marcação do Alípio, mas não acompanhou o jogador, que tabelou com Alan Mineiro, dentro da área, sem a marcação do Willian, e recebeu na frente para marcar o primeiro gol, aos 2 minutos de jogo.

Depois desse gol, prevaleceu o maior volume de jogo do América, mas com pouca criatividade, muitos cruzamentos e finalizações errados e ineficiência nas poucas conclusões certas.

Ainda teve o gol invalidado e talvez o segundo estivesse em impedimento.

Norberto e Luan foram desfalques devido ao desgaste provocado pela sequência de jogos. O que representa a repetição do erro da diretoria do América, na formação do time durante a competição, ocorrido na Série A de 2016.

Provavelmente os contratados para a Série B de 2017 estariam mais bem preparados fisicamente e entrosados se tivessem sido contratados na preparação para disputar o Brasileirão.

Na hierarquia do América, estão o conselho administrativo e o diretor Ricardo Drubsky acima do técnico Enderson Moreira e da comissão técnica.

O principal responsável por todas as decisões é o conselho de administração.

Este ano, o retorno do Wesley Matos foi vetado pelo conselho de administração. Do mesmo modo, poderia ter vetado a maioria das contratações equivocadas feitas para disputar o Mineiro e ter começado a montar a base do time da Série B no estadual. Poderia até ter disputado e conquistado o bicampeonato.

O meia-centralizado voltou a ser preocupante. Ruy jogou bem contra Goiás e Criciúma. Nos outros jogos teve lampejos de produtividade. Renan Oliveira manteve a irregularidade.

Na Série A o tempo para reagir é mínimo, mas na Série B, a reação americana é possível, ainda mais que até nas derrotas não houve superioridade dos adversários.

João Ricardo: Sofreu o primeiro gol no contra-pé, que é um dos lances mais complicados para o goleiro defender. No segundo gol defendeu a primeira finalização, mas o rebote sobrou para o adversário, talvez em impedimento, marcar.

Christian: Improvisado na lateral, foi bastante participativo na troca de passes, cruzamentos. Fez duas finalizações certas e uma errada.

Messias e Rafael Lima: Praticamente não tiveram trabalho. Messias foi até substituído no segundo tempo na tentativa de aumentar a força ofensiva.

Ernandes: Deveria fazer mais ultrapassagens pelos lados a fim de revezar os cruzamentos com Magrão.

Jataí e Willian: Pela primeira vez jogaram juntos e formaram a dupla de volantes. Participaram da troca de passes curtos, mas sem avançar.

Felipe Amorim: A jogada mais perigosa foi a cobrança de falta em cima do goleiro. Errou quatro cruzamentos, fez uma assistência para finalização e um cruzamento certo.

Magrão: Muita competitividade, mas muitos erros nos cruzamentos. Acertou 6 e errou 14. Chutou uma bola no travessão e o goleiro defendeu outra finalização.

Ruy: Na condição de principal armador foi pouco participativo, principalmente no primeiro tempo. No segundo tempo, foi mais participativo e um pouco mais produtivo. Fez 4 assistências para finalização e 3 finalizações erradas.

Bill: O melhor lance na partida foi quando provocou a expulsão do goleiro numa roubada de bola.

Hugo Cabral: Fez duas assistências para finalizações, uma finalização certa e quatro cruzamentos errados.

Renan Oliveira: Só apareceu em um lance dentro da área.

Hugo Almeida: A única jogada foi quando finalizou na trave, mas estava impedido.

Enderson Moreira: Talvez a entrada do Hugo Cabral no lugar do Ernandes, com o recuo do Magrão para a lateral esquerda, tivesse sido mais produtiva.

VILA NOVA-GO 2 X 0 AMÉRICA

Vila Nova:
Elisson;
Maguinho, Bruno Prado, Wesley Matos e Gastón Filgueira;
Geovane, PH, Alan Mineiro (Jajá) e Alípio (Vinícius Leite);
Mateus Anderson e Wallyson (Wendell)
Técnico: Hemerson Maria

América:
João Ricardo;
Christian, Rafael Lima, Messias (Hugo Almeida) e Ernandes;
Jataí (Renan Oliveira), Willian;
Felipe Amorim (Hugo Cabral), Ruy, Magrão;
Bill
Técnico: Enderson Moreira

Gols: Alípio, aos 2' do 1ºT, e Geovane, aos 44' do 2ºT (Vila Nova)