sexta-feira, 23 de março de 2018

Atlético 1 x 0 América

Um gol invalidado e a inocência do Rafael Moura influenciaram diretamente no resultado.

Aliás, se o primeiro gol fosse confirmado, talvez o lance do gol do Rafael Lima não tivesse acontecido.

Ou até os dois gols poderiam compor uma parte ou o todo do resultado final.

Se o gol marcado pelo Aylon fosse um lance duvidoso a favor do Atlético, provavelmente seria validado. Talvez até o gol do Rafael Lima também.

Mas como resultado é diferente de desempenho, o rendimento do time americano foi bastante irregular.

Defeitos crônicos demonstrados neste Mineiro foram repetidos.

Houve vulnerabilidade nas laterais, baixo poder de criação e finalização.

Sem João Ricardo, o recurso da bola de segurança recuada para o goleiro foi pouco utilizado, o que mudou o padrão da valorização na troca de passes, no início da saída de bola e na recomposição defensiva.

A maior produtividade do time americano foi no início do segundo tempo, quando fez a proposta de jogo, teve posse de bola ofensiva, criou e aproveitou a oportunidade, no gol marcado pelo Rafael Lima e Victor fez uma defesa salvadora, numa finalização do Serginho de pé direito.

O gol sofrido foi em jogada de contra-ataque.

Nos dez minutos finais, também houve maior ofensividade americana. Luan ainda teve oportunidade para empatar, numa conclusão de cabeça.

Apesar do volume de jogo do Atlético, mas sem eficiência nas finalizações, e devido as circunstâncias da partida, com dois gols invalidados, superioridade na maior parte do segundo tempo, poder de reação depois do gol sofrido, o jogo foi bastante equilibrado, inclusive em relação as conclusões certas.

Equilíbrio entre um clube consolidado na primeira divisão e um que busca disputar e permanecer na Série A.

Na projeção para alcançar o objetivo de continuar na Série A em 2019, ainda será necessário um meia centralizado, um meia-atacante de lado e um centroavante para o time titular. Para compor o grupo, mais um zagueiro.

Jory estreou no profissional do Coelhão. Só foi exigido num chute de longa distância do Ricardo Oliveira. Tem bastante potencial.

Norberto foi participativo na defesa e no ataque, 29 passes certos, 3 errados.

Apesar da falha do Messias e Zé Ricardo, na disputa de bola com Cazares no gol sofrido, ambos foram os mais produtivos e mantiveram o desempenho elevado, em relação aos demais companheiros da equipe.

Messias acertou 9 rebatidas.

Zé Ricardo foi o americano que mais acertou passes: 38 certos e 8 errados. Perdeu duas vezes a posse de bola.

Rafael Lima, talvez sem a bola de segurança recuada para o João Ricardo, forçou lançamentos, mas poderia ter sido o autor do gol, ou de um dos gols, da provável vitória.

Giovanni pouco acrescentou no apoio e na parte defensiva foi envolvido até pelo Patric. A titularidade do Carlinhos deve ser pensada.

Embora a qualidade do David seja a precisão do passe, só acertou 25 e errou dois.

Aylon também poderia ter marcado o gol, ou de um dos gols, da provável vitória, mas novamente despareceu contra um adversário mais qualificado. Acertou 7 passes, errou 4, perdeu 3 vezes a posse de bola e acertou uma finalização.

Serginho repetiu os lampejos de produtividade. Com baixo poder de criação, acertou 22 passes, errou 4. Fez uma finalização certa, outra errada. Perdeu 7 vezes a posse de bola.

Embora criticado, Luan foi um dos mais competitivos do time, com e sem a bola. Participou da defesa e do ataque. Pressionou o juiz, bandeirinha, peitou Patric, Elias e o adversário que disputou bola com ele. Foram 21 passes certos, 12 errados, duas assistências para finalizações, três finalizações erradas, e 6 perdas de posse. Entre erros e acertos foi bastante participativo. Muito mais que Aylon, Serginho e Rafael Moura.

Rafael Moura vacilou no lance do segundo gol invalidado, teve dificuldades para se impor fisicamente sobre os adversários e ganhar as bolas disputadas.

Wesley demonstrou qualidade técnica. Acertou 12 passes e não errou nenhum.

Marquinhos em menos tempo no jogo, foi mais participativo que Aylon: 10 passes certos, 2 errados, duas assistências para finalizações, 1 cruzamento certo, 3 errados.

Ruy pouco apareceu.

Atlético:
Victor;
Patric, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos;
Adilson e Elias;
Luan (Tomás Andrade), Cazares e Erik (Otero);
Ricardo Oliveira.
Técnico: Thiago Larghi

América:
Jory;
Norberton, Messias, Rafael Lima e Giovanni;
Zé Ricardo e David (Wesley);
Aylon (Marquinhos), Serginho (Ruy) e Luan;
Rafael Moura.
Técnico: Enderson Moreira

-------------------------------

Marco Antônio