sexta-feira, 9 de março de 2018

Pré-jogo Villa Nova x América

Embora o jogo seja decisivo para o Villa Nova, que busca a permanência no Módulo 1 do Mineiro, ainda assim, Enderson Moreira e comissão técnica deveriam preservar alguns jogadores com maior sequência de jogos e dar oportunidades para os que foram pouco aproveitados ou nem jogaram este ano.

Norberto, talvez Rafael Lima e Juninho, David e Marquinhos deveriam ser poupados.

Rafael Lima dependeria da condição física do Lima, o que comprova a necessidade de mais um zagueiro para compor o grupo no Brasileirão. 

David é mais qualificado na troca de passes, mas o gramado do Castor Cifuentes é um dificultador para valorizar a posse de bola. Com 35 anos, não tem necessidade de jogar quarta e domingo.

Seria uma grande oportunidade para Jori, caso a partida fosse na Arena do Coelhão, sem ser decisão para o adversário.

Em Nova Lima, deve ser preferível a experiência do João Ricardo, na saída de bola.

Aderlan, Lima ou Rafael Lima, Matheus Ferraz e Carlinhos deverão compor a primeira linha defensiva.

Os laterais Aderlan e Carlinhos deve ser mais intensos nas ultrapassagens. Aderlan parece ter mais potencial ofensivo. 

Christian, Juninho e Matheus Sales são opções para a dupla de volantes. Boa oportunidade para o esforçado Juninho jogar sem avançar tanto.

A linha dos três meias poderá ser formada pelo Renato Bruno, Serginho e Magrão.

Renato Bruno tem mais qualidade na marcação, resistência física para defender e atacar e talvez forma uma dobradinha interessante com Aderlan.

Magrão pelos lados poderá ser mais produtivo, porém precisa aumentar o índice de acertos nos cruzamentos e escanteios. 

Talvez o gramado também seja uma condição adversa para Serginho, mas ele poderá fazer lançamentos e finalizações de longa distância.

Na frente, Rafael Moura, que carece ter mais presença de área, poder de decisão, imposição física sobre os adversários, e capacidade para dominar, segurar e repassar a bola.

Renan Oliveira poderia ser testado na função de falso 9.

Capixaba, Michel e Matheus Santos são alternativas de reposição.

Ronaldo, na lateral direita, Felipinho, meia-atacante de lado, Leo Lucas, meia-centralizado, e Lucas Luan, meia-esquerda, poderiam ser aproveitados se o trabalho do Fred Pacheco no sub-20 não tivesse sido tão ineficiente. Sem contar Victor Emiliano, que infelizmente fraturou a perna, na Copa São Paulo e Maktom, dentro da normalidade da oscilação.

O padrão de jogo definido pelo Enderson Moreira deve ser mantido, independentemente de quem entra no time, do adversário e da condição de visitante ou mandante.

Com a bola, basicamente são três jogadores no início da transição, quatro na segunda linha e três mais avançados. Mais as variações.

Sem a bola, na marcação mais avançada, primeira linha defensiva com quatro jogadores, segunda com dois, terceira com três e um centroavante mais avançado. Mais compactada, duas linhas de quatro, mais o meia centralizado e o centroavante, antes da linha do meio-de-campo.

Provável time de sugestões na distribuição básica do 4-2-3-1
João Ricardo;
Aderlan, Lima ou Rafael Lima, Matheus Ferraz, Carlinhos;
Christian, Juninho (Matheus Sales);
Renato Bruno, Serginho, Magrão;
Rafael Moura (Renan Oliveira)

Villa Nova x América
domingo, 17h, Nova Lima
vamos vencer, Coelhô!

---------------------------------------

Marco Antônio