quarta-feira, 23 de agosto de 2017

América-MG 0 x 0 Criciúma

O time americano manteve o modelo de jogo definido pelo Enderson Moreira, teve posse de bola no campo do adversário, mas faltou mais criatividade e velocidade na construção das jogadas, eficiência nos cruzamentos e finalizações, e até a presença favorável do acaso.

Foi praticamente um jogo de ataque contra defesa.

Das 13 finalizações realizadas pelo time americano, duas foram certas e 11 erradas.

O Criciúma finalizou três vezes, duas certas e uma errada.

Dos 46 cruzamentos feitos pelos jogadores americanos, dez foram certos e 36 errados, enquanto o adversário não acertou nenhum cruzamento e errou 12.

Renan Oliveira e Luan são lentos para infiltrar rapidamente em defesas compactadas.

Aliás, contra times retrancados, pelos menos um dos volantes precisa ser mais ofensivo, produtivo e eficiente nas finalizações.

Ernandes é mais finalizador do que Juninho, mas nenhum dos dois finalizou neste jogo.

Bill e Luan, livres de marcação, desperdiçaram oportunidades de conclusão..

Ainda assim, destaque para o total domínio do América sobre o adversário.

O campeonato é de resistência e regularidade.

Posse de bola: 59 x 41
Finalizações certas: 2 x 2
Finalizações erradas: 11 x 1
Passes certos: 426 x 211
Passes errados: 50 x 50
Cruzamentos certos: 10 x 0
Cruzamentos errados: 36 x 12

João Ricardo: Sem trabalho e um erro na saída de bola, que poderia ter sido fatal.

Ceará: Foi mais ofensivo no primeiro tempo devido a falta de ritmo de jogo. Formou a linha de três com Messias e Rafael Lima na saída de bola. Fez uma assistência para finalização, três cruzamentos certos e dois errados, três rebatidas e acertou quatro viradas de jogo.

Messias e Rafael Lima: Mantiveram a segurança defensiva, quando exigidos.

Giovanni: Tem potencial ofensivo para avançar mais e buscar mais vezes a linha de fundo. Fez duas assistências para finalizações,  dois cruzamentos certos e um errado.

Juninho e Ernandes: Participativos, combativos, mas pouco produtivos ofensivamente. Ambos não fizeram nenhuma finalização. Ernandes demonstrou voluntariedade numa bola que deu carrinho e evitou a saída para lateral, mas em seguida errou o lançamento. Juninho errou passes curtos. Estes tipos de erros prejudicam o desempenho deles.

Matheusinho: Embora não seja a função primordial, participou da recomposição, combateu e desarmou. Na parte ofensiva, centralizado, fez a finalização mais perigosa do jogo. Pelo lado, ficou mais limitado nos cruzamentos. Uma finalização certa, uma errada, quatro cruzamentos errados.

Renan Oliveira: Fez uma assistência para Luan e outra para Bill, que demoraram para finalizar. Na condição de principal criador, precisa chamar mais a responsabilidade, ter mais poder de finalização e decisão. Nenhuma finalização e cinco assistências para finalização.

Luan: Competitivo, mas ineficiente nas finalizações e cruzamentos. Cinco finalizações erradas, oito cruzamentos errados e uma assistência para finalização. Acertou 26 passes e errou oito.

Bill: Participativo, mas sem muitas oportunidades para finalizar. Desperdiçou uma grande chance, sem marcação, dentro da área.

Hugo Cabral: Improdutivo nos complementos das jogadas ofensivas. Uma finalização errada, três cruzamentos errados. Poderá ser mais produtivo pelo lado esquerdo.

Ruy: Oito passes certos, quatro cruzamentos errados. Fez assistências que foram desperdiçadas.

Neto Moura: Pouco acrescentou.

Enderson Moreira: O modelo de jogo foi repetido, mas faltou melhor execução ofensiva pelos jogadores. Talvez a melhor substituição tivesse sido David no lugar do Luan, com Matheusinho, Ruy e Hugo Cabral na linha de três meias, mas parece que Matheusinho saiu por desconforto muscular.

AMÉRICA 0 x 0 CRICIÚMA

América:
João Ricardo;
Ceará (Ruy), Messias, Rafael Lima e Giovanni;
Juninho, Ernandes;
Matheusinho (Neto Moura), Renan Oliveira (Hugo Cabral), Luan;
Bill
Técnico: Enderson Moreira

Criciúma
Luiz;
Diogo Mateus, Nino, Edson Borges e Diego Giaretta;
Jonatan Lima, Ricardinho (Barreto), Douglas Moreira e João Henrique (Alex Maranhão);
Silvinho e Lucão (Caique)
Técnico: Luiz Carlos Winck

Marco Antônio, comentarista AMCE.