sábado, 5 de agosto de 2017

CRB 2 x 1 América-MG

Apesar dos desfalques e da derrota fora de casa, o jogo foi equilibrado, com uma ligeira superioridade americana, mas com super-eficiência do adversário em dois minutos de jogo.

O padrão tático foi repetido, com dois volantes, uma linha de três meias e Bill de centroavante, mas houve erros individuais e coletivos no setor defensivo e pouca ofensividade pelas beiradas com Magrão e principalmente Mike.

Aliás, Mike e Magrão também não aumentaram a segurança defensiva.

A origem dos gols sofridos foi pela beiradas. No primeiro, Giovanni e Magrão foram envolvidos. No segundo, a tabela foi em cima do Juninho e Mike.

Quando a bola chega redonda dentro da área, a vantagem é do atacante sobre o defensor e goleiro.

Méritos do Chico nos dois gols feitos. No primeiro, cabeceou sem sair do chão e a bola foi no ângulo. No segundo, tabelou em cima do Juninho, driblou Messias e acertou a finalização por cima do João Ricardo. Dificilmente fará mais gols assim.

No primeiro tempo, Matheusinho acertou o travessão, em lance de impedimento mal marcado.

Bill fez assistência para finalização de Magrão.

Matheusinho também fez assistência para Bill finalizar em cima do goleiro.

Na segunda etapa, a entrada do David qualificou a troca de passes, o que colaborou para diminuir a intensidade ofensiva do adversário, porém, com Matheusinho pela direita, e Juninho avançado, faltou mais poder de criação.

Ernandes foi premiado com um gol ao finalizar uma assistência de Magrão.

Matheusinho e Hugo Cabral finalizaram, porém sem perigo.

O CRB só incomodou uma fez, em lance de cobrança de falta para Audálio, em impedimento não marcado, cabecear para defesa de João Ricardo.

Num campeonato de resistência, o Coelhão terminou o turno em primeiro lugar, principalmente devido ao futebol coletivo, modelo de jogo e comprometimento dos jogadores.

Ainda assim, houve falhas mais evidentes, que deveriam ser acertadas a fim de minimizar os erros individuais e maximizar os acertos.

Faltou um lateral direito para disputar a titularidade com Norberto. No Sub-20, Ronaldo está no primeiro ano de júnior, mas parece ter mais potencial do que Felipinho, que provavelmente terá mais possibilidades na função de meia-atacante.

Christian poderá ser mais produtivo no meio-campo.

Na lateral esquerda, Giovanni é melhor no apoio do que na defesa, enquanto Ernandes é melhor na defesa do que no apoio. Ainda Pará, dentro do processo de oscilação dos sub-23.

No lado direito ofensivo, Matheusinho foi mais produtivo, mas não deve ter a responsabilidade de ser solução, ainda mais porque é atleta sub-20 em formação e tem mais potencial para jogar centralizado.

Hugo Cabral deve ser opção para o lado esquerdo.

Mike não convenceu.

Felipe Amorim teve rendimento no mínimo igual, para não dizer superior, ao Hugo Cabral e Mike pela direita, mas foi crucificado e não teve chances de recuperação.

Uma possível suspensão do Bill é preocupante.

Posse de bola: 48 x 52
Finalizações certas: 5 x 4
Finalizações erradas: 4 x 4
Cruzamentos certos 6 x 3
Cruzamentos errados 16 x 16

João Ricardo: Talvez pudesse ter evitado o segundo gol, quando fez o abafa por baixo e Chico finalizou por cima. Fez uma defesa importante, no lance do impedimento não marcado.

Juninho: Tem o álibi de ter jogado o primeiro tempo improvisado na lateral-direita, mas quando jogou pelo meio sumiu. Foram 20 passes certos e 8 errados.

Messias: Foi driblado no lance do segundo gol, mas a vantagem era do atacante que partiu com a bola dominada. Rebateu e desarmou.

Rafael Lima: Combateu e desarmou.

Giovanni: Desarmou e apoiou pouco.

Zé Ricardo: Acertou menos passes do que normalmente acerta (27) e errou mais passes do que realmente erra (8). No segundo tempo, jogou na lateral.

Ernandes: Premiado com um gol, diminuiu o número de passes errados (8) e aumentou o de passes certos (37).

Mike: Não aumentou a força defensiva nem ofensiva pela direita.

Matheusinho: Apareceu mais no primeiro tempo, pelo centro. Fez assistências e finalizações.

Magrão: Uma finalização, uma assistência para gol e uma para finalização, mas não aumentou a garantia defensiva pela esquerda.

Bill: Combateu, finalizou e foi expulso sem necessidade.

David: Qualificou a troca de passes. Foram 35 passes certos e dois errados.

Hugo Cabral: Fez uma finalização, mas foi ineficiente nos complementos das jogadas.

Hugo Almeida: Sem tempo

Enderson Moreira: Apesar das mudanças devido ao desgaste provocado pela sequência de jogos, o time manteve a distribuição tática, mas falhas individuais comprometeram o rendimento coletivo.
David e outros do banco estavam no limite para jogar um tempo.

CRB 2 x 1 AMÉRICA

CRB:
Edson Kolln;
Marcos Martins, Audalio, Adalberto e Pedro Botelho;
Rodrigo Souza, Edson Ratinho (Jorginho), Danilo Pires e Chico;
Neto Baiano (Zé Carlos) e Elvis (Tony)
Técnico: Dado Cavalcanti

América:
João Ricardo;
Juninho, Messias, Rafael Lima e Giovanni (Hugo Almeida);
Zé Ricardo, Ernandes;
Mike (David), Magrão (Hugo Cabral);
Bill
Técnico: Enderson Moreira

Gols: Chico (2), Ernandes

Marco Antônio, comentarista AMCE.