quarta-feira, 2 de agosto de 2017

América-MG 3 x 2 Londrina

Apesar dos desfalques, o time americano jogou com raça e paixão por vencer, manteve o modelo de jogo bem definido pelo Enderson Moreira e absorvido pelos jogadores, teve postura ofensiva e demonstrou poder de reação na vitória sobre o Londrina.

Nos dois gols sofridos, o setor defensivo ficou um pouco mais vulnerável devido aos erros individuais na saída de bola e coletivos no reposicionamento. O time que jogou praticamente nem treinou.

No primeiro gol, Ernandes errou um passe no campo do adversário, a bola foi lançada nas costas do Lima e Giovanni, que havia feito a ultrapassagem, Messias saiu na cobertura do Lima, Ernandes não cortou o cruzamento e houve uma indecisão entre João Ricardo e Juninho.

No segundo gol, Willian forçou a saída com Luan, que perdeu a posse de bola, David e Willian não cortaram, e Lima deu condições para Beluso, lançado nas costas do Messias.

Ainda assim, o Coelhão teve atitude vencedora para buscar a vitória, conquistar mais três pontos na competição e a manutenção da invencibilidade de 12 jogos.

Quem estava na Pitangui, deve ter visto o zagueiro aumentar a amplitude com os braços abertos no pênalti marcado.

Matheusinho, centralizado e sem precisar recuar tanto para combater o adversário na lateral, aumentou o poder de criação e desequilibrou a partida, quando partiu pra cima da defesa adversária avacoelhando geral e iniciando as jogadas dos dois gols marcados no segundo tempo.

Aliás, o trio ofensivo formado pelo Matheusinho, Luan e Bill teve participação decisiva.

Méritos para a organização tática dos comandados pelo Enderson Moreira, do comprometimento e determinação dos jogadores americanos.

Posse de bola: 54 x 46
Finalizações certas: 4 x 3
Finalizações erradas: 5 x 7
Cruzamentos certos: 3 x 5
Cruzamentos errados: 20 x 10

João Ricardo: Talvez uma indecisão com Juninho no primeiro gol. Sofreu dois gols em falhas individuais e coletivas e foi pouco acionado.

Juninho: Improvisado na lateral, foi mais produtivo na defesa do que no apoio.

Messias: Manteve a segurança defensiva.

Lima: Alguns erros de posicionamento, mas estreou bem na Série B, praticamente sem ter treinado ao lado do Messias.

Giovanni: Apareceu pouco no ataque.

David: Mais participativo na troca de passes do que nos desarmes: 58 passes certos e quatro errados.

Ernandes: Voluntarioso, mas precisa diminuir o número de passes errados. Fez o cruzamento que originou o pênalti.

Neto Moura: Errou cinco cruzamentos, perdeu quatro vezes a posse de bola e acertou uma finalização defendida pelo goleiro. Deve ser mais produtivo na função de volante.

Matheusinho: Não é solução, mas faz parte da solução. Uma jogada perigosa no primeiro tempo, um possível pênalti no segundo, e começou as jogadas nos dois gols feitos no segundo tempo. No lado direito ofensivo, precisa recuar para marcar. No centro, tem mais liberdade para atacar.

Luan: Competitivo, finalizou e marcou o gol da vitória. Deverá bem mais produtivo no segundo turno.

Bill: Mais bem preparado fisicamente aumentou a produtividade ofensiva. Combateu, fez o pivo, marcou dois gols e fez assistência para o gol do Luan.

Hugo Cabral: Um cruzamento certo, três errados, uma finalização errada e sofreu falta em uma arrancada. Poderá render mais no lado esquerdo. O lado direito ofensivo, sem Matheusinho, ainda é preocupante.

Willian: Forçou a saída de bola no segundo gol e não desarmou o contra-ataque. Combativo, mas desarma pouco.

Magrão: Jogou pouco tempo.

Enderson Moreira: Mérito total na reconstrução do time durante a competição e no desenvolvimento do modelo de jogo absorvido pelos jogadores.

AMÉRICA 3 x 2 LONDRINA

América:
João Ricardo;
Juninho, Messias, Lima e Giovanni (Willian);
David, Ernandes,
Matheusinho (Magrão), Neto Moura (Hugo Cabral),Luan
Bill
Técnico: Enderson Moreira

Londrina:
César;
Reginaldo, Gustavo Silva, Edson Silva e Igor Miranda (Bidía);
Rômulo, Jardel, Rafael Gava (Marcinho) e Celsinho (Carlos Henrique);
Artur e Jonatas Belusso
Técnico: Cláudio Tencati

Gols: Bill (2) e Luan
Público: 4.012
Renda: R$ 22.777,00

Por Marco Antônio, comentarista AMCE.