sexta-feira, 4 de maio de 2018

Pré-jogo: Vasco x América-MG

Buscar a vitória fora de casa deverá ser o objetivo americano.

A repetição, melhorando o que deve ser melhorado, leva a perfeição.

Vale a pena repetir os fatores predominantes no modelo de jogo definido pelo Enderson Moreira e absorvido pela equipe, desde a Série B de 2017, quando o Coelhão conquistou o título da competição:

- Independentemente de quem é escalado, do adversário e da condição de visitante ou mandante, o time americano é bastante organizado taticamente.

- Busca o controle do jogo, por meio da valorização da posse de bola ofensiva.

- Com a bola, basicamente são 3 jogadores no início da transição, 4 na segunda linha e 3 mais avançados. Mais as flutuações ofensivas, inclusive dos laterais.

- Com e sem a bola, na distribuição tática mais básica, a primeira linha defensiva fica com 4 jogadores, a segunda com 2 volantes, a terceira com 3 meias, e mais a frente 1 centroavante.

- Na formação defensiva compactada, a primeira linha com 4, a segunda também com 4, e os 2 mais um pouco mais avançados, o meia centralizado e o centroavante, antes da linha do meio-de-campo.

João Ricardo, Christian, Wesley, Zé Ricardo e Luan são opções para começar o jogo ou entrar durante a partida.

Apesar de a posição de goleiro ser de alto risco até para os experientes, a escalação do João Ricardo poderá melhorar a reposição com os pés nas bolas recuadas.

Jory tem grande potencial para ser um dos melhores goleiros da história do América, mas no futebol atual carece potencializar o fundamento de jogar com os pés.

Na distribuição básica do 4-2-3-1, Norberto, Messias, Rafael Lima e Carlinhos formarão a primeira linha defensiva.

Norberto e Carlinhos deverão fazer ultrapassagens pelos lados e infiltrações pela diagonal.

A dupla de volantes divide opiniões. Pelos comentários da grande maioria e das votações nas enquetes, Juninho deveria ser reserva. Para outros, o jogador é fundamental.

Considero Juninho mais esforçado do que produtivo e ineficiente do meio para frente. Provavelmente, a produtividade será maior se jogar mais recuado, no campo de defesa, na cobertura dos laterais e na proteção aos zagueiros.

Christian, que se destacou no Mineiro de 2017 ao lado do Blanco, teve poucas oportunidades na Série B e no estadual de 2018 perdeu espaço para Matheus Sales, que nada acrescentou. Escalado contra o Sport, foi um dos destaques do jogo e fez parte da seleção da rodada.

Zé Ricardo, uma das revelações da Série B em 2017, e depois do Messias, o melhor jogador americano no Mineiro 2018, perdeu a titularidade no início da Série A.

Christian e Zé Ricardo poderão repetir no profissional a dinâmica dupla de articuladores nas categorias de base. Nenhum deles era o primeiro volante.

O experiente Wesley ainda não foi escalado entre os titulares.

Talvez a futura dupla de volantes seja formada pelo Leandro Donizete e Wesley, com Christian e Zé Ricardo entre as primeiras opções de substituição.

Na linha dos três meias atacantes, Marquinhos se destacou nos jogos contra Flamengo e Vitória.

Serginho é um dos destaques do campeonato. Muito mais produtivo, regular e eficiente do que no Mineiro, quando teve lampejos de produtividade.

Ruy é opção de mudança pelo centro, até com o deslocamento de Serginho para a beirada.

Aylon e Rafael Moura alternaram bons e maus momentos.

Talvez Aylon seja mais eficaz na função de centroavante. Pelas beiradas, necessita ser mais agudo.

Rafael Moura precisa manter o poder de decisão.

A competitividade do Luan poderá ser útil.

Judivan ainda não foi experimentado.

Para a sequência do Brasileirão:

Existe a necessidade de contratar pelo menos três jogadores para aumentar o potencial agressivo:

- Um meia centralizado.
- Um centroavante.
- Um atacante de lado.

Todos com experiência vitoriosa na primeira divisão, qualidade técnica, intensidade, velocidade, força, poder de finalização e decisão.

Provável time e sugestões na formação básica do 4-3-2-1

João Ricardo (Jory);
Norberto, Messias, Rafael Lima, Carlinhos;
Zé Ricardo (Christian), Wesley (Christian);
Marquinhos, Serginho, Aylon (Luan, Ruy);
Rafael Moura (Luan)

Vasco x América
sábado, 19h, São Januário
vamos vencer, Coelhô!

--------------------

Marco Antônio