sábado, 21 de outubro de 2023

América 1 x 2 Botafogo

O resultado pode ser considerado mais derrota do lanterna do que vitória do líder do Brasileirão, porque o time americano criou, desperdiçou oportunidades, finalizou no travessão, Di Plácido e Bastos salvaram duas chances em cima da linha, e Lucas Perri, que esteve na lista de possíveis contratações do América, quando era goleiro do Náutico, fez defesas salvadoras.

Nos dois gols sofridos houve falhas defensivas, Danilo Avelar e Nícolas foram envolvidos com facilidade pelo Júnior Santos, e a bola desviou no  Martínez no primeiro gol, Benítez, um dos destaques do jogo, perdeu a posse de bola no início da jogada do segundo gol, e faltou pelo menos uma defesa salvadora do Matheus Cavichioli. 

Aliás, o enredo do jogo foi parecido com vários jogos do Coelhão nesta temporada, em que o desempenho foi melhor que o resultado, mas erros defensivos comprometeram acertos ofensivos. 

Ainda assim, o mais complicado é definir o goleiro titular entre Aguerre, Cavichioli e Jori, aumentar a consistência defensiva com 2 ou 3 zagueiros, e escalar laterais em vez de alas, caso o esquema seja mudado para 4-2-3-1 ou 4-2-2 ou 4-3-3. 

Faltaram mais defesas salvadoras do goleiro escalado, iguais as feitas pelo Matheus Cavichioli, goleiro destaque do Brasileirão em 2022. 

Ricardo Silva foi o zagueiro que menos oscilou no segundo turno. 

Marlon jogou melhor que Nícolas contra o Botafogo. 

Talvez seja o momento do Éder e Marlon entre os titulares, e Aloísio ou Renato Kayser, Adyson ou Matheusinho durante o jogo. 

Na transformação do DNA formador em aproveitador, Adyson, Breno, Júlio, Kauã Diniz, Mateus Henrique e Rodriguinho deveriam ser mais bem aproveitados, sem a responsabilidade ser ser solução, mas de fazer parte da resolução. 

América: 
Matheus Cavichioli;
Mateus Henrique (Rodriguinho), Maidana, Ricardo Silva, Danilo Avelar (Alê) e Nicolas (Marlon); 
Martínez, Juninho e Benítez (Cazares); 
Felipe Azevedo (Renato Kayzer) e Mastriani. 
Técnico: Fabián Bustos 

Botafogo: 
Lucas Perri; 
Di Plácido, Adryelson (Philipe Sampaio), Victor Cuesta e Hugo; 
Marlon Freitas, Gabriel Pires (Danilo Barbosa) e Eduardo; 
Júnior Santos (Bastos), Victor Sá (Luis Henrique) e Tiquinho Soares (Diego Costa). 
Técnico: Lúcio Flávio