quinta-feira, 10 de agosto de 2017

América-MG: Pré jogo Náutico

O time americano precisa manter o foco, o comprometimento e a alta competitividade, a fim de aumentar o rendimento no segundo turno do Brasileirão ou pelo menos conquistar mais nove vitórias para garantir o acesso.

Apesar de o resultado positivo ser uma função de várias variáveis, provavelmente um gol marcado nos primeiros minutos será um facilitador para conquistar os três pontos sobre o Náutico.

Caso o placar não seja aberto nos momentos iniciais, a determinação, paciência e persistência devem permanecer para buscar a vitória até o último segundo.

Teoricamente, duas posições são mais preocupantes. Lateral direito e centroavante.

Caso Norberto não jogue, a escolha do lateral direito poderá resultar na perda de qualidade na dupla de volantes, caso Zé Ricardo seja deslocado do meio para a beirada.

Também envolve a produtividade de Matheusinho ou do meia atacante pela direita, caso seja obrigado a recuar para colaborar no combate.

É preferível mexer só numa posição por necessidade a mudar duas por opção.

Embora com algumas falhas naturais de posicionamento na marcação, Christian teve um desempenho superior ao do Juninho, até quando apoiou pelo lado.

O risco de improvisar o Zé Ricardo, além da inexperiência nessa função, será perder qualidade no meio de campo.

Na posição de volante, Zé Ricardo, apesar da oscilação inerente dos sub-23, foi um dos destaques do time no início da transição, quando formou uma linha de três com Messias e Rafael Lima, nos desarmes e no apoio. Aliás, tem potencial para avançar mais, aumentar o número de finalizações e marcar gols.

Na possível ausência de Norberto, a primeira linha defensiva deveria ser formada pelo Christian, Messias, Rafael Lima e Giovanni.

Giovanni é mais produtivo no ataque do que na marcação.

Zé Ricardo e Ernandes deveriam ser mantidos na dupla de volantes.

O esforçado Ernandes necessita diminuir o número de passes errados e aumentar a eficiência nas finalizações, igual fez contra o CRB.

Juninho é bastante combativo, mas desarma pouco e acerta poucos passes.

David é a melhor opção para qualificar o passe.

Neto Moura não teve chances nesta posição.

Matheusinho, Renan Oliveira e Luan formarão a linha de três meias, com bastante movimentação ofensiva.

O ideal seria Renan Oliveira e Luan chamar a responsabilidade e juntamente com Matheusinho aumentar o poder de criação, finalização e decisão.

Hugo Almeida é a primeira alternativa para o lugar do Bill. Carece ser mais dinâmico e eficiente nas finalizações.

Hugo Cabral também é opção de centroavante.

Uma terceira mudança, seria a entrada de um volante, talvez David, e o avanço do Renan Oliveira para a função de falso 9, com Matheusinho e Luan nas beiradas.

De acordo com um resultado positivo, Felipe Amorim poderia entrar para ser resgatado para o segundo turno, porque tem mais potencial que Mike e o lado direito ofensivo está carente de opções.

Talvez Ceará e Norberto sejam opções para formar dupla pelos lados nos próximos jogos. Ou Renan Oliveira, com o retorno do Ruy.

Provável time:
João Ricardo;
Noberto (Christian), Messias, Rafael Lima, Giovanni;
Zé Ricardo, Ernandes;
Matheusinho, Renan Oliveira, Luan;
Hugo Almeida (Hugo Cabral, Renan Oliveira)

América x Náutico
sexta-feira, 21h30, Arena do Coelhão.
Vamos vencer, Coelhô!

Marco Antônio, comentarista AMCE