segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Ceará-CE 0 x 0 América-MG

Apesar da ineficiência nas 18 finalizações e da grande chance criada e desperdiçada pelo Ademir nos minutos finais, o ponto conquistado deve ser valorizado, porque o time americano buscou a vitória fora de casa, contra um adversário qualificado e incentivado por mais de 50 mil torcedores no Castelão. 

Mesmo sem as condições físicas ideais para jogar dois tempos em alta intensidade, Zárate, diferentemente de uma falso 9, mas na função de uma camisa 10, enquanto teve fôlego até o início do segundo tempo foi o principal articulador, cadenciador, finalizador e qualificador na organização ofensiva, 

Embora Juninho Valoura tenha sido participativo na construção ofensiva, Alê fez muita falta na transição e principalmente na recomposição e organização defensiva 

Até os 30 minutos do segundo tempo, o poder de marcação diminuiu, inicialmente com o desgaste do Felipe Azevedo, Valoura e Zárate, e especialmente depois do desequilíbrio tático provocado pela saída do Valoura e entrada do Fabrício Daniel para formar o quarteto ofensivo com Ademir, Felipe Azevedo e Zárate, e só com Lucas Kal e Juninho na da dupla de volantes.

A entrada do Zé Ricardo foi fundamental para aumentar a consistência defensiva, reequilibrar o defender e atacar, e até aumentar o poder ofensivo.

Com uma distribuição tática mais bem equilibrado as chances de gols aumentaram. 

Aliás, poderá ser bastante interessante utilizar contra o São Paulo um quarteto de meio-campo formado pelo Zé Ricardo, Juninho e Alê, mais Zárate no complemento do losango, com Ademir e Felipe Azevedo avançados.

Felipe Azevedo foi bastante participativo na recomposição defensiva, mas precisa ser mais agudo e finalizador para aumentar o poder ofensivo pelo lado esquerdo. 

Na transformação do DNA formador em aproveitador, Carlos Alberto é opção de habilidade e velocidade pelo lado ou pelo centro de partir pra cima avacoelhando geral. 

Destaque para Matheus Cavichioli, Anderson, Bauermann, Marlon, Juninho, Zé Ricardo e Zárate. 

Ceará 
João Ricardo; 
Igor, Luiz Otávio, Messias e Bruno Pacheco (Kelvyn); 
Fernando Sobral, Lima (Rick), Fabinho (Marlon) e Vina; 
Mendoza e Jael (Yony González) (Cléber).
Técnico: Tiago Nunes 

América:
Matheus Cavichioli; 
Patric,  Anderson. Bauermann, Marlon (João Paulo);
Lucas Kal;
Juninho e Juninho Valoura (Fabrício Daniel); 
Zárate (Rodolfo).
Ademir, Felipe Azevedo (Zé Ricardo) 
Técnico: Marquinhos Santos