quinta-feira, 7 de abril de 2022

América 0 x 2 Independiente del Valle

As grandes chances de gols desperdiçadas e a vulnerabilidade defensiva prejudicaram o desempenho do time americano.

Sem  Aloísio e Wellington Paulista, que serão desfalques nos próximos jogos, faltou um atacante com mais poder de decisão, a fim de aproveitar as oportunidades criadas pelo Patric, nos cruzamentos rasteiros,  Pedrinho, e principalmente Everaldo e Paulinho Bóia. 

Até no início da jogada do primeiro gol sofrido, faltou um atacante mais acostumado a pressionar a saída de bola do adversário, a fim de evitar ou dificultar o lançamento. 

Com ausência de um meia-atacante, com poder de criação, decisão e finalização, para substituir Zárate, os volantes Alê e Juninho tentaram ser os definidores pelo corredor central, mas desperdiçaram grandes chances de gols.

Sem a presença do Éder, único típico quarto-zagueiro mais experiente da equipe, com a improvisação do Lucas Kal de volante, a dupla de zaga estreante em jogo oficial, formada pelo Maidana e Conti, ficou bastante vulnerável, sem a proteção mais efetiva do Lucas Kal, que tem mais qualidade na saída de bola do que na recomposição e organização defensiva. 

No primeiro gol sofrido, além da falta de combate no início da jogada, faltou atenção, senso de marcação e posicionamento para os experientes Conti, Lucas Kal e Patric. 

Conti e Maidana vão disputar a posição de zagueiro central.  

Aliás, a contratação de um quarto-zagueiro, um lateral-esquerdo e um meia-atacante deverão ser prioridades para reforçar a equipe no Brasileirão e Copa do Brasil. 

Mas se por um lado a premiação colaborou para o pagamento das despesas até o fim do ano, também prejudicou as negociações com futuros contratados, porque houve aumento da pedida salarial e do valor das luvas. 

Na disputa da Libertadores, é preciso ter um espírito mais competitivo dentro de campo, mais pegador em relação aos lances disputados, com mais imposição física sobre os adversários, sem esperar a marcação de faltas devido ao simples contato. 

América:
Jailson; 
Patric,  Maidana,  Conti e Marlon; 
Lucas Kal (Juninho Valoura), Juninho e Alê (Felipe Azevedo); 
Everaldo (Índio Ramírez), Pedrinho (Matheusinho) e Paulinho Boia (Henrique Almeida).
Técnico: Marquinhos Santos
 
Independiente del Valle
 
Ramírez; Carabajal, Schunke e Segovia; Perlaza, Chávez (Caicedo), Previtali (Danny Cabezas), Faravelli e Pellerano (Solorzano); Sornoza (Gaibor) e Ayoví (Arce).
Técnico: Renato Paiva