segunda-feira, 5 de setembro de 2022

América 2 x 0 Coritiba

Menos desfalques provocados por lesões e suspensões, mais os reforços da segunda janela, regularidade do Alê, Éder, Everaldo, Juninho e Matheus Cavichioli, evolução do Cáceres, Lucas Kal, Henrique, Marlon e Pedrinho, e a múltipla funcionalidade produtiva do Matheusinho facilitaram a liga entre os jogadores, melhoraram o rendimento e potencializaram a vantagem competitiva do time americano, com mais possibilidades de escalação entre titulares e pelo menos cinco substitutos qualificados para disputar a titularidade.

Matheusinho readaptado ao futebol brasileiro, bem condicionado fisicamente, mentalmente e taticamente,  passou a ser solução para jogar na posição de meia-atacante pelo centro ou pelo lado direito ou esquerdo, com a função de participar da recomposição defensiva, da transição e organização ofensiva. 

Embora com potencial para ser mais produtivo e eficiente na transição e organização ofensiva, Martínez virou opção de titular ou entrar durante o jogo para aumentar a produtividade ofensiva. 

Alê, capacitado para participar efetivamente das quatro fases do jogo, da bola alta defensiva e ofensiva, e Juninho são opções de meio-campistas mais participativos de uma intermediária a outra. 

Juninho poderá inclusive ser utilizado descansado no segundo tempo contra adversários mais desgastados. 

Benitez e Índio também são alternativas de meia-atacante, com poder de criação, qualidade no passe decisivo e na finalização. 

Lucas Kal voltou a jogar bem, tomou conta do meio-de-campo na parte defensiva e foi participativo no ataque. 

Zé Ricardo continua opção para aumentar o poder de marcação. 

Cáceres e Patric, na lateral-direita, Danilo e Marlon, na esquerda, Conti, Luan Patrick, Maidana e Ricardo Silva deverão ser escalados de acordo com a estratégia utilizada. 

Éder deverá ser o mais titular entre os zagueiros, mas Danilo e Ricardo Silva passaram a ser opções de quarto-zagueiro. 

Everaldo e Pedrinho, e Matheusinho se não for escalado no meio-de-campo, parecem as principais escolhas para atacantes de lados. 

Ainda Felipe Azevedo de acordo com as circunstâncias do jogo. 

Aloísio, Henrique, Mastriani e Wellington Paulista vão disputar a posição de centroavante, até um deles demonstrar mais poder de decisão e passar a ser utilizado mais vezes entre os titulares. 

Na transformação do DNA formador em aproveitador, Carlos Alberto tem mais potencial para ser aproveitado pelo lado do que centroavante, porque pela beirada, partindo pra cima avacoelhando geral, terá mais facilidade para aprimorar os cruzamentos e as finalizações com pé direito e esquerdo, enquanto de centroavante, será um novo processo de desenvolvimento, com necessidade de mais imposição física, para fazer o pivô, girar em cima do adversário, e ser mais decisivo nas finalizações pelo alto e pelo chão. 

América:
Matheus Cavichioli;
Cáceres, Maidana, Éder e Marlon (Danilo); 
Lucas Kal;
Martinez (Benítez), Matheusinho; 
Everaldo (Alê), Henrique (Mastriani), Pedrinho (Felipe Azevedo) 
Técnico: Mancini

Coritiba:
Alex Muralha;
Natanael (Warley), Jhon Chancellor, Luciano Castán e Diego Porfírio (Rafael Santos); 
Bernardo, Bruno Gomes e Fabrício Daniel; 
Egídio (Robinho), Alef Manga e Adrián Martínez (Thonny Anderson)
Técnico: Guto Ferreira

Gols: Pedrinho, Matheusinho