segunda-feira, 29 de agosto de 2022

América 1 x 1 Atlético

Faltou pouco para o melhor momento do América no returno do Brasileirão prevalecer sobre o Atlético.

Poderia ter sido +3, mas o Coelhão em dois jogos contra o rival pela Série A conquistou 4 pontos, com possiblidade de ter conquistado 6. 

No pós-jogo, ficou a impressão de que o time americano poderia ter buscado o controle do jogo, com mais posse de bola e postura ofensiva. 

Embora a máxima do time que está vencendo não se mexe seja sempre lembrada quando a mudança dá errado, a escalação do Ricardo Silva evidenciou que é possível revezar a formação inicial de acordo com o adversário. 

Segundo o SofaScore, Ricardo Silva venceu todos os sete duelos pelo alto. 

Marlon praticamente anulou Ademir na maioria dos lances disputados. 

Mas na falta que originou o gol do adversário, houve falha na recomposição defensiva, quando Pavón,  livre de marcação, infiltrou na intermediária americana.

Aliás, devido a ocasionalidade sem controle do batedor de o chute ser rasteiro ou meia altura, a barreira preventivamente deveria ter sido formada com um jogador a mais. 

Apesar de mais participativo na função de volante do que meia-atacante, Martínez novamente foi bastante produtivo.  

Henrique desperdiçou a oportunidade de se consagrar num clássico, mas é o artilheiro do time, com bastante voluntariedade, e dois gols marcados nos últimos dois jogos. 

O acerto da cobrança do pênalti depende do controle mental, da habilidade e técnica ou de o goleiro pular para o outro canto. 

Matheusinho voltou a demonstrar capacidade para ser titular na posição de meia-centralizado ou pelo lado direito ou esquerdo. 

Destaque para a dupla de zagueiros formada pelo Ricardo Silva e Éder, para Marlon, o trio do meio-de-campo com Lucas Kal, Martínez e Juninho, e o trio ofensivo com Everaldo, Henrique e Matheusinho. 

Alê e Benitez, caso estejam bem fisicamente, e Matheusinho deverão ser as primeiras opções de substituição do Juninho para enfrentar o Coritiba. 

Matheusinho está com mais ritmo de jogo. 

Ainda assim, a entrada do Alê ou Benitez e o deslocamento do Matheusinho para o lado aumentarão as opções para a formação do trio ofensivo. 

Zé Ricardo poderia revezar com Lucas Kal para pegar ritmo de jogo. 

Talvez seja mais interessante o trio ofensivo inicial ser formado pelo Everaldo, Henrique e Pedrinho, com possiblidades do Aloísio e Matheusinho pelos lados,  e Mastriani ou Wellington Paulista, de centroavante. 

Na transformação do DNA formador em aproveitador, Carlos Alberto, na função posicional de atacante de lado em vez de centroavante, e Rodriguinho deveriam voltar a ser relacionados. 

América:
Matheus Cavichioli;
Cáceres (Patric), Ricardo Silva, Éder e Marlon; 
Lucas Kal, Juninho, Martinez (Matheusinho); 
Everaldo (Aloisio), e Henrique (Wellington Paulista), Felipe Azevedo (Pedrinho) 
Técnico: Vagner Mancini
 
Atlético:
Everson; 
Mariano, Réver, Junior Alonso (Nathan Silva) e Guilherme Arana; Allan, Zaracho (Nacho) e Jair; 
Pavón (Keno), Ademir (Pedrinho, Rubens) e Hulk
Técnico: Cuca

Gol: Henrique