sábado, 20 de agosto de 2022

América-MG 2 x 2 São Paulo-SP

Apesar da reutilização do Eder numa mistura posicional entre terceiro zagueiro e volante não ter funcionado neste jogo, das falhas defensivas nos dois gols sofridos, da desorganização provocada pelas mudanças depois do empate, e da eliminação na Copa do Brasil, o time americano foi bastante competitivo, demonstrou poder de reação e potencial de evolução, para fazer uma boa campanha no restante do Brasileirão, garantir a permanência na Série A e até conquistar vaga numa competição sul-americana.

Na engenharia da obra pronta do pós-jogo, pareceu mais interessante a manutenção do Éder na quarta-zaga, para formar dupla com Luan Patrick ou Maidana. 

Lucas Kal ou Zé Ricardo, que tem mais poder de marcação, seria o volante, a fim de duelar com Luciano pelo chão. 

Marlon também poderia ter começado para aumentar a força ofensiva com Pedrinho. 

A saída do Alê e entrada do Henrique foi precipitada, porque o time ficou desequilibrado, praticamente só com Juninho e Matheusinho no meio-de-campo, Everaldo, Henrique, Wellington Paulista e Pedrinho no ataque. 

Alê, mesmo amarelado, poderia ter continuado até cansar, ou Índio, em vez do Henrique ter entrado no lugar do Alê. 

O deslocamento do Juninho para a lateral-esquerda e do Danilo para centroavante aumentou a desorganização tática e diminuiu a produtividade ofensiva. 

Destaque para a dupla de zaga do segundo tempo formada pelo Éder e Ricardo Silva, para as participações do Cáceres, Juninho e Alê,  para a cobrança de pênalti do Wellington Paulista, e principalmente para Everaldo e Matheusinho. 

Entre as possiblidades estratégicas contra o Athletico-PR, poderá ser mais interessante optar para jogar mais retrancado, explorando as jogadas de contra-ataque. 

As combinações de escalação inicial e substitutos deverão ser maiores com os reforços contratados na segunda janela e  menos desfalques. 

Patric e Marlon começarem pelas laterais, Maidana ou Ricardo Silva na dupla de zaga com Éder, Lucas Kal ou Zé Ricardo, de primeiro volante,  Alê, Benitez, Juninho e Matheusinho para completar o trio do meio-de-campo, Everaldo, Wellington Paulista e Pedrinho formarem o trio ofensivo inicial. 

América:
Matheus Cavichioli; 
Cáceres (Patric), Maidana (Matheusinho), Ricardo Silva e Danilo; 
Éder, Juninho e Alê (Henrique Almeida);
Everaldo, Wellington Paulista (Aloísio), Pedrinho (Felipe Azevedo).
Técnico: Vagner Mancini

São Paulo:
Jandrei; 
Diego Costa, Miranda e Léo; 
Igor Vinícius (Rafinha), Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Igor Gomes (Alisson) e Reinaldo (Wellington); 
Luciano (Nikão) e Calleri (Patrick).

Gols: Wellington Paulista, Everaldo.