domingo, 29 de outubro de 2017

Boa 2 x 2 América-MG

"O medo de perder tirou a vontade de ganhar."

Com três substituições equivocadas, o América desperdiçou grande oportunidade de conquistar a vitória sobre o Boa e perdeu dois pontos.

A escalação inicial do Felipe Amorim e Magrão respectivamente no lugar do Matheusinho e Luan manteve a padronização tática e funcional do time americano.

Mesmo assim, o primeiro tempo foi bastante equilibrado. Faltou capacidade técnica para o América se impor sobre o Boa, houve duas falhas na bola aérea defensiva americana e os laterais foram mais defensivos do que ofensivos. Ainda um pênalti não marcado em cima do Bill.

No início do segundo tempo, apesar da falta de ritmo de jogo, Felipe Amorim fez a diferença.

Aos 2 minutos, combateu na defesa americana, tocou para Juninho, recebeu na frente, buscou a linha de fundo e acertou com precisão o cruzamento para Bill cabecear e marcar o primeiro gol da partida.

Deve ter sido assistência pelo alto mais precisa recebida pelo Bill nesta série B.

Em jogada individual contra dois adversários, Felipe Amorim roubou a bola, invadiu a grande área e sofreu pênalti, convertido pelo Bill, aos sete minutos.

Messias, Ernandes  e Felipe Amorim tiveram oportunidades para ampliar o placar.

O poder ofensivo e a força criativa começaram a diminuir depois dos 30 minutos, quando Enderson Moreira substituiu Felipe Amorim pelo Hugo Cabral e principalmente aos 32 minutos, quando o  técnico quebrou a estrutura tática, ao substituir o armador Ruy pelo volante Zé Ricardo.

Talvez a melhor escolha tivesse sido a entrada do Neto Moura ou Renan Oliveira no lugar do Felipe Amorim.

Ou Renan Oliveira no lugar do Ruy para manter a organização tática.

O cruzamento do Magrão para a finalização errada do Hugo Cabral foi a última chance de gol criada.

Com três volantes em campo, a terceira mudança também poderia ter sido a entrada do Renan Oliveira, no lugar do Magrão, e o deslocamento do Ernandes para a esquerda defensiva-ofensiva, para fazer dupla com Giovanni. Pelo menos a distribuição tática seria recuperada.

Após a entrada do Mike, a produtividade ofensiva, que já estava reduzida, acabou e a defensiva ficou comprometida.

Na jogada que originou o gol de empate do Boa, faltou capacidade para Mike, na posição de lateral, chutar a bola para a linha de fundo. Jogador errado, na função e posição erradas.

Como desempenho é diferente de resultado, até se não tivesse levado o gol do empate no último minuto do jogo, o desempenho teria sido insatisfatório, devido a queda de rendimento depois das mudanças feitas, mas o resultado seria excelente.

Destaque para Bill pelos dois gols marcados e para a participação do Felipe Amorim, principalmente nas jogadas dos dois gols. As falhas que originaram o empate foram depois da saída do jogador.

De acordo com o Footstats
posse de bola: 51 x 49
finalizações certas: 6 x 4
finalizações erradas: 14 x 8
passes certos:  307 x 218
passes errados:  33 x 10
cruzamentos certos:  7 x 7
cruzamentos errados:  33 x 10

Fernando Leal:  Talvez o primeiro gol fosse defensável. Fez uma intervenção pelo chão quando dividiu com o adversário e uma defesa salvadora.

Norberto e Giovanni: Se limitaram mais em defender do que atacar. Contra o Boa, os laterais deveriam ter sido mais ofensivos.

Messias e Rafael Lima: Foram envolvidos em algumas jogadas aéreas, mas juntamente com Giovanni são os únicos altos do time.

Juninho e Ernandes: Bastante combativo.

Felipe Amorim: Apesar da falta de ritmo, participou do combate, fez cruzamento preciso no primeiro gol e sofreu pênalti. Se o jogo fosse no Independência, em forma de reconhecimento, teria o nome gritado pela torcida no momento da substituição.

Ruy: Mais produtivo no segundo tempo.

Magrão: Bastante participativo na recomposição defensiva e transição ofensiva.

Bill: Destaque pelos dois gols marcados. Mais adiantado dentro da área, terá mais chances para finalizar.

Hugo Cabral: Nada acrescentou. Talvez prejudicado também pela mudança de estrutura tática com a entrada de um volante no lugar de um armador.

Mike: Nada acrescentou ofensivamente e defensivamente falhou ao não jogar a bola para escanteio.

Zé Ricardo: Com a entrada de um volante no lugar de um armador, a estrutura tática foi quebrada.

Enderson Moreira: Acertou na escolha do Felipe Amorim e Magrão para começar o jogo, mas errou nas três mudanças feitas, quando também mudou a postura e o modelo de jogo.

Boa
Fabrício;
Ruan (Igor), Júlio Santos, Douglas Assis e Elivélton;
Escobar, Diones (Casagrande), Thaciano, Felipe Mateus e Reis (Gil);
Rodolfo
Técnico: Nedo Xavier

América:
Fernando Leal;
Norberto, Messias, Rafael Lima e Giovanni;
Juninho, Ernandes;
Felipe Amorim (Hugo Cabral), Ruy (Zé Ricardo), Magrão(Mike);
Bill
Técnico: Enderson Moreira

Gols: Thaciano (2) e  Bill (2)

-----------------------------------------------------------------

Marco Antônio