terça-feira, 15 de maio de 2018

Ceará 2 x 2 América-MG

Apesar de os gols do Ceará terem sido em lances duvidosos, o time americano só foi mais produtivo e eficiente no primeiro tempo.

Aliás, a vitória fora de casa até poderia ter sido conquistada, mas ainda assim, o desempenho teria sido inferior ao demonstrado na derrota para o Palmeiras, quando os comandados pelo Enderson Moreira jogaram de igual contra uma das principais equipes do futebol brasileiro, mantiveram a regularidade produtiva e a postura ofensiva, nos dois tempos de jogo.

No primeiro tempo contra o Ceará, prevaleceu a eficiência ofensiva americana.

A origem e o término das jogadas foram pelo lado esquerdo, com a dupla Giovanni e Luan.

Marquinhos, Serginho e Aylon tiveram lampejos de produtividade ofensiva e Juninho nada acrescentou do meio para a frente.

Mesmo assim, embora com menos posse de bola, as finalizações e cruzamentos foram equilibrados.

O time cearense teve 56% de posse de bola, fez 3 finalizações certas e 5 erradas, enquanto o time americano teve 44% de posse, 4 conclusões certas e 4 erradas.

No segundo tempo, mais pelos erros de execução dos jogadores americanos do que orientação do Enderson Moreira, o time perdeu a postura ofensiva, o poder de criação e finalização.

A proposta de jogo foi toda do adversário, com mais posse de bola ofensiva e maior número de finalizações.

O ritmo ofensivo do Giovanni e Luan pela esquerda diminuiu.

Juninho, Marquinhos, Serginho e Aylon mantiveram a improdutividade ofensiva.

Destaque para João Ricardo pelas importantes e salvadoras defesas, Leandro Donizete, pelo combate e distribuição das jogadas, e Giovanni pelos dois gols feitos.

Aderlan, ao contrário do demonstrado nos jogos anteriores, foi mais participativo na marcação do que no apoio, mas sem Norberto, a saída de bola foi prejudicada.

Messias e Matheus Ferraz foram envolvidos na origem da jogada do primeiro gol,  mas mantiveram a segurança defensiva, na maioria das jogadas. No lance do segundo gol, houve uma possível falta em cima do Matheus Ferraz e Elton começou a cair antes do contato com Messias.

O limitado Juninho tentou combater, mas nada acrescentou do meio para frente. Só 15 passes certos é um número bastante reduzido para um jogador do meio-de-campo, que deveria participar da troca de passes. Leandro Donizete acertou 37, errou 2, fez uma assistência para finalização, 2 desarmes.

Sem Christian e/ou Zé Ricardo faltou qualidade da troca de passes, no combate mais efetivo, nos lançamentos, cruzamentos e finalizações. Poderão oscilar, mas o melhor deles é bem superior ao melhor do Juninho.

Wesley nada acrescentou em pouco tempo de jogo.

Luan foi superior ao Marquinhos, Serginho e principalmente Aylon. Participativo nas jogadas ofensivas no primeiro tempo, fez a assistência para Giovanni marcar o primeiro gol e participou do lance do segundo gol. Também diminuiu o ritmo ofensivo no segundo tempo, e coincidência ou não, o poder de ataque americano acabou.

Serginho foi bastante discreto. Apareceu numa finalização de pé direito no primeiro tempo. Precisa ser mais regular durante a maior parte dos 90 minutos.

A baixa produtividade do Serginho e a não escalação do Ruy, que parece sem condições de jogar 90 minutos, evidenciaram a necessidade de contratar um meia centralizado para reforçar o time titular.

Marquinhos desperdiçou uma chance para fazer gol e fez assistência para o segundo gol do Giovanni, mas foi menos produtivo que Aderlan, contra o Palmeiras.

Aylon, na função de centroavante, pouco acrescentou, o que evidenciou a necessidade de contratar um centroavante com poder de decisão para reforçar o time titular, no lugar do Rafael Moura.

A entrada conservadora do Magrão no lugar do Luan e a improvisação do Renan Oliveira, no lugar do Marquinhos, evidenciou a necessidade de contratar um meia atacante de lado para reforçar o time titular.

posse de bola: 61 x 31
finalizações certas: 9 x 4
finalizações erradas:  13 x 6
cruzamentos certos: 8 x 6
cruzamentos errados:  24 x 4

Ceará:
Everson;
Pio, Valdo, Luiz Otávio e Rafael Carioca;
ichardson, Juninho (Arthur) e Ricardinho;
Felipe Azevedo (Éder Luís), Elton e Wescley (Juninho)
Técnico: Marcelo Chamusca

América
João Ricardo;
Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Giovanni;
Leandro Donizete, Juninho;
Marquinhos (Renan Oliveira), Serginho, Luan (Magrão);
Aylon (Wesley)
Técnico: Enderson Moreira

Gols: Giovanni (2)

Cartões amarelos: Luan e Aderlan

-------------------------------------------------------------------

Marco Antônio