segunda-feira, 4 de novembro de 2019

América-MG 0 x 0 Ponte Preta-SP

Apesar do pênalti mal batido e das mudanças feitas entre os titulares e durante a partida, o time americano teve postura ofensiva, buscou o controle do jogo e criou oportunidades defendidas pelo Ivan, um dos goleiros da Seleção Brasileira.

De acordo com Footstats, os comandados pelo Felipe Conceição tiveram 54% de posse de bola, fizeram seis finalizações, consideradas certas, e 14 erradas, contra 46%, três finalizações certas e cinco erradas.

Os laterais foram bastante participativos.

Diego Ferreira, na função de lateral-direito jogou melhor do que improvisado de meia-atacante, acertou 40 passes, errou seis, fez uma assistência para finalização.

Sávio fez uma assistência para finalização, uma finalização certa, acertou 42 passes, errou sete.

Zé Ricardo (55), Lucas Kal (42, Sávio (42) e Diego Ferreira (40) foram os principais passadores.

Embora Geovane tenha qualificado mais o meio-de-campo ofensivo do que Maranhão, talvez tivesse sido mais interessante ter iniciado o jogo com Flávio, Juninho e Zé Ricardo.

Vale a pena repetir que, a transformação do Flávio em novo Christian deve ser evitada.

Flávio, na função de primeiro volante, e Zé Ricardo, mais avançado, têm total capacidade física, tática e técnica para jogar juntos.

Geovane fez uma assistência para finalização, três finalizações erradas, acertou 22 passes, errou cinco.

A maior interatividade do time foi através dos 14 passes do Zé Ricardo para Geovane.

Juninho aumentou a média de passes certos, ao acertar 34, errar seis, mais uma assistência para finalização e uma finalização errada.

O meia-atacante Felipe Azevedo demonstrou o porquê  de ser reserva do lateral Diego Ferreira improvisado, enquanto Bilu comprovou que deveria ter sido utilizado mais vezes nas partidas anteriores e ter começado este jogo.

Felipe Azevedo errou a cobrança do pênalti sofrido por ele e uma finalização livre de marcação dentro da área, fez uma assistência para finalização, acertou 7 passes, errou 4 e perdeu seis vezes a posse de bola.

Bilu entrou aos 11 minutos do segundo tempo, chamou a responsabilidade, fez três assistências para finalização, 17 passes certos, dois errados, um cruzamento certo, dois errados, uma virada de jogo certa e perdeu 4 vezes a posse de bola.

Toscano, em vez do Belusso improvisado, poderia ter entrado no lugar no Sávio, com o deslocamento do Geovane para a lateral.

Belusso ou Vitão seria o substituto do Viçosa.

Destaque para Matheusinho e Zé Ricardo.

Matheusinho partiu pra cima avacoelhando geral, fez três assistências para finalização, duas finalizações certas, duas erradas, 26 passes certos e quatro errados.

Zé Ricardo, o principal distribuidor de jogadas do time, acertou 55 passes, errou quatro, fez uma assistência para finalização, três finalizações erradas.  Dos 55 passes certos, 20 foram para jogadores do setor defensivo, Diego 3, Lucas Kal 4, Ricardo Silva 6, Sávio 7, e 35 para volantes, meias e atacantes: Juninho 5, Geovane 14, Felipe Azevedo 3, Bilu 3,  Matheusinho 6, Belusso 1 e Viçosa 3.

América:
Airton;
Diego Ferreira, Lucas Kal, Ricardo Silva, Sávio (Belusso);
Zé Ricardo, Juninho e Geovane;
Felipe Azevedo (Bilu), Viçosa (Vitão), Matheusinho
Técnico: Felipe Conceição

Ponte Preta:
Ivan;
Edilson, Renan Fonseca, Reginaldo e Trevisan;
Camilo, Lucas Mineiro, Araos (Bill) e Renato Cajá (Washington);
Vico (Marquinhos) e Roger
Técnico: Gilson Kleina

www.facebook.com/avacoelhada
twitter.com/Avacoelhada
www.instagram.com/avacoelhada

P.S. quase fixo.

A falta de revezamento durante o Mineiro, aumentou a necessidade de reforços para o time titular.

Pelo menos um quarto-zagueiro, qualificado na saída de bola, com velocidade na recomposição, deveria ser contratado. Lucas Kal?

Mais um meia-atacante lado, com poder de finalização, velocidade, resistência física e habilidade para defender e atacar em alta intensidade durante os 90 minutos. Tá faltando.

Ainda monitoramento a fim de aproveitar oportunidades no mercado:

- Um lateral com poder de marcação. - Diego Ferreira?
- Um meia atacante centralizado, com poder de criação, finalização e decisão. Geovane? Michel Bastos? Boselli?
- Um meia-atacante de lado, com velocidade, poder de finalização e decisão.  Bilu?

Na Série B, também haverá necessidade de mudanças planejadas, em vez das obrigatórias devido a suspensão, lesão, contusão e cansaço provocado pela sequência de jogos.