segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Corinthians-SP 1 x 1 América-MG

A ausência do Bauermann e do Fabrício Daniel entre os titulares, até do Berrío e Felipe Azevedo entre opções de substituição, e principalmente a de um artilheiro decisivo para começar ou entrar durante o jogo prejudicou o desempenho do futebol coletivo do time americano contra um adversário com talentos individuais bastante qualificados. 

Apesar de a distribuição tática ter ficado mais equilibrada com a utilização do Lucas Kal, Juninho e Alê no meio-de-campo, de a produtividade e qualidade ofensiva ter aumentado com a escalação do Zárate, de as chances criadas para ter marcado mais três gols nos primeiros dez minutos do jogo, numa finalização do Lucas Kal e em duas chances desperdiçadas pelos Ribamar livre de marcação, as defesas salvadoras do Matheus Cavichioli, a bola finalizada no travessão por um adversário desmarcado na intermediária e a jogada do gol sofrido representam a necessidade de consertar falhas na organização, na recomposição e na bola parada defensiva. 

Anderson errou no início do lance do gol sofrido, quando perdeu a posse de bola no campo do adversário, mas também houve erros na reconstrução do setor defensivo, antes e depois das duas defesas do Cavichioli na sequência da jogada. 

O defeito crônico da ineficiência nas finalizações foi repetido. 

Faltou eficiência nas finalizações do Ribamar no primeiro tempo e poder de finalização pro Rodolfo no segundo. 

Yan Sasse jogou do mesmo lado do Ademir, mas pareceu ter potencial de aproveitamento. 

Destaque para a força do futebol coletivo, competitivo e determinado, e individualmente para Marlon, pelo gol marcado, e especialmente Matheus Cavichioli e  Zárate. 

A evolução do time americano no segundo turno vai depender do melhor condicionamento físico do Zárate, de um maior número possível de jogadores a disposição para serem escalados pelo Mancini, de mais eficiência nas finalizações e até da possível contratação de um artilheiro com poder de decisão.

No próximo jogo contra o São Paulo, possivelmente Bauerman formará a dupla de zaga com Ricardo Silva, e Zé Ricardo inicialmente vai compor o meio-de-campo com Juninho e Alê. 

De acordo com as circunstâncias do jogo, uma possibilidade de mudança será Juninho Valoura formar um meio-de-campo qualificado no passe com Alê e Zé Ricardo. 

A manutenção do Zárate entre os titulares deverá depender das condições físicas do jogador para começar ou entrar no segundo tempo. 

Outra possibilidade de alteração poderá ser Felipe Azevedo pelo lado esquerdo e Zárate centralizado de centroavante.

Chrigor, Ribamar e Rodolfo, opções de centroavante, precisam aumentar a produtividade e eficiência ofensiva. 

Corinthians:
Cássio; 
Fágner, João Victor, Gil e Fábio Santos; 
Gabriel, Giuliano (Luan), Gabriel Pereira (Gustavo Silva) e Willian (Renato Augusto); 
Roger Guedes e Jô.
Técnico: Sylvinho
 
América:
Matheus Cavichioli;
Patric, Ricardo Silva, Anderson e Marlon (Alan Ruschel); 
Lucas Kal (Zé Ricardo), Juninho e Alê;
Ademir (Toscano), Ribamar (Rodolfo), Zárate (Yan Sasse)
Técnico: Vagner Mancini
 
Gol: Marlon