quinta-feira, 5 de maio de 2022

América-MG 1 x 2 Atlético-MG

Apesar da derrota num confronto contra o rival pela Libertadores, das falhas nos dois gols sofridos e das chances desperdiçadas pelo adversário em jogadas de contra-ataque, o time americano, desfalcado do Alê,  Aloísio, Everaldo, Lucas Kal,  Marlon, Wellington Paulista e Zé Ricardo, demonstrou potencial de evolução, a fim de garantir a permanência na Série A do Brasileirão. 

O esquema mais bem adaptado com três zagueiros poderá diminuir a vulnerabilidade defensiva pelos lados, aumentar a força e eficiência ofensiva, com a participação dos alas, dos meios-campistas e dos dois atacantes, sem a presença de um típico centroavante. 

A utilização do terceiro zagueiro deverá ser mais interessante com a escalação do Danilo Avelar, pela esquerda, Conti ou Maidana, pela direita, e Éder mais centralizado. 

No momento, Maidana está mais regular que o Conti. 

Danilo também vai poder ser opção para a lateral-esquerda. 

Embora ineficiente com o pé esquerdo, Cáceres é opção de improvisação na lateral-esquerda.

Mas para disputar a posição de lateral-direito, Cáceres ainda precisa ser mais dinâmico, intenso e veloz, porque Patric, que é tão voluntarioso igual ao Juninho, defende e ataca em alta intensidade. 

Arthur deveria ter mais chances durante os jogos. 

No meio-de-campo, Alê continua sem um substituto para jogar de uma intermediária a outra, participar das quatro fases de jogos, e da bola alta defensiva/ofensiva. 

Juninho Valoura e o promissor Rodriguinho são os que mais se aproximam das funções executadas pelo Alê. 

Índio tem mais capacidade para ser produtivo na transição e construção ofensiva, sem participar tanto da recomposição defensiva. 

Gustavinho demonstrou potencial de aproveitamento no Brasileirão na posição de meia-centralizado ou pelo lado. 

Com o retorno de Lucas Kal, a segunda linha no esquema com três zagueiros poderá ser formada pelo Patric, Juninho, Kal, Índio ou Valoura, Cáceres ou Danilo ou João Paulo. 

Os dois atacantes poderão ser escolhidos entre Carlos Alberto, Felipe Azevedo, Matheusinho e Pedrinho, enquanto Aloísio, Paulinho e Wellington Paulista forem desfalques. 

Nos próximos dois jogos da Libertadores, Matheus Cavichioli deveria ser o titular, e alguns jogadores pouco aproveitados, principalmente os pratas da casa, pelo menos serem relacionados. 

Destaque para a competitividade dos comandados do Mancini, para a qualidade produtiva e eficiente do Éder, e para a torcida americana, que compareceu ao Independência, incentivou o tempo todo, e depois do fim do jogo, ainda bateu palmas e cantou o hino, em reconhecimento ao comprometimento dos jogadores americanos. 

Faltou Ronaldo Ferreira cantar o hino. 

América:
Jailson; 
Patric, Maidana, Eder, Conti (Gustavinho) e João Paulo (Cáceres); 
Juninho e Matheusinho; Felipe Azevedo (Juninho Valoura), Pedrinho (Carlos Alberto), Paulinho (Índio)
Técnico: Mancini
 
Atlético:
Everson; 
Mariano (Guga), Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana;
Allan, Jair (Otávio), Matías Zaracho e Nacho Fernández (Keno); 
Vargas (Ademir) e Hulk
Técnico: Antonio 'Turco' Mohamed

Gol: Conti