domingo, 22 de maio de 2022

América-MG 1 x 1 Botafogo-RJ

Embora ainda com uma escalação inicial desequilibrada, só com Lucas Kal e Rodriguinho centralizados no meio-de-campo e Gustavinho, Aloísio, Henrique e Felipe Azevedo formando um quarteto ofensivo, o time americano dominou o adversário no primeiro tempo, marcou um gol e criou chances para ampliar o placar.

Mas devido ao desgaste provocado pelos jogos e viagens seguidos, e até pelo esforço por causa do desequilíbrio na distribuição tática funcional utilizada no primeiro tempo, e pela manutenção de atacantes mais cansados e com pouca velocidade, o América, no segundo tempo, perdeu poder de marcação, ficou sem força ofensiva e sofreu o gol de empate.

Depois da saída do Gustavinho e entrada do Alê aos 14 minutos da segunda etapa, Rodriguinho foi deslocado para o lado direito, e o meio-de-campo ficou só com Alê e Lucas Kal.

Porém Aloísio, Felipe Azevedo e Henrique estavam desgastados. 

Possivelmente seria mais interessante Rodriguinho ter continuado no meio para formar um trio com Alê e Lucas Kal, com a entrada do Arthur ou Carlos Alberto ou Kawê no lugar do mais desgastado entre Felipe Azevedo e Henrique, para jogar pelo lado direito. 

A entrada do Zé Ricardo no lugar do Henrique foi uma tentativa de aumentar o poder de marcação pelo centro, mas novamente faltou pelo menos uma mudança ofensiva. 

Carlos Alberto ou Kawê no lugar do Felipe Azevedo, ou Carlos Alberto e Kawê no lugar do Aloísio e Felipe Azevedo. 

Lucas Kal, Zé Ricardo, Alê e Rodriguinho formariam um quarteto no meio-de-campo, e Carlos Alberto e Kawê seriam opções de habilidade e velocidade para partir pra cima avacolheando geral a defesa adversária. 

Mas jogadores americanos continuaram a demonstrar potencial de aproveitamento e evolução, a fim de garantir a permanência na Série A, com possibilidade de terminar mais bem colocado no Brasileirão. 

Luan Patrick estreou bem. Méritos do atacante no gol sofrido. 

Gustavinho poderá ser mais produtivo pelo corredor. Rodriguinho tem potencial para jogar de uma intermediária a outra. Ambos com poder de criação, finalização e decisão. 

Ainda assim, haverá necessidade de reforços pontuais, especialmente para o meio-de-campo, e manutenção do Paulinho. 

Conquistar uma vaga para a Sul-Americana é difícil, mas possível. 

A classificação para a próxima fase da Copa do Brasil vai depender do adversário e do retorno dos desfalques. 

Destaque para os sub-21, Gustavinho, Luan Patrick e Rodriguinho, para Jaílson, pelas defesas salvadoras depois do gol sofrido, para Éder, cada vez mais entrosado, e Aloísio, pelo gol, pela habilidade e pela força. 

Maidana deverá voltar a formar dupla de zaga com Éder.

Lucas Kal, Rodriguinho e Alê poderão formar o trio do meio-de-campo. com Zé Ricardo de opção. 

Gustavinho, Aloísio e Felipe Azevedo, o trio ofensivo. 

América: 
Jailson; 
Patric, Éder, Luan Patrick e Marlon (Cáceres);
Lucas Kal, Rodriguinho (Índio);
Gustavinho (Alê), Henrique Almeida (Zé Ricardo), Aloísio, Felipe Azevedo (Kawê),
Técnico: Mancini. 

Botafogo: 
Gatito; Saravia (Lucas Fernandes), Kanu, Cuesta e Daniel Borges (Hugo); 
Oyama, Patrick de Paula (Matheus Nascimento) e Tchê Tchê (Del Piage);
Diego Gonçalves (Vinícius Lopes), Victor Sá e Erison. 
Técnico: Luís Castro. 

Gol: Aloísio