quinta-feira, 19 de maio de 2022

Tolima-COL 2 x 2 América-MG

Apesar da repetição de uma escalação inicial desequilibrada, novamente só com Lucas Kal de volante,  dos dois gols sofridos, um deles irregular,  e as chances criadas pelo adversário terem sido em consequência dos espaços gerados no meio-de-campo e no lado esquerdo da defesa, e da eliminação na Libertadores, ainda assim, o time americano demonstrou competitividade, potencial de aproveitamento e evolução, a fim de permanecer na primeira divisão, e com o retorno dos desfalques, de acordo com o adversário, conquistar a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. 

Sem o equilíbrio básico entre defender e atacar, o meio-de-campo formado pelo Lucas Kal, Felipe Azevedo, deslocado para o corredor esquerdo em vez de aberto pelo lado, e Índio foi improdutivo na fase ofensiva e comprometeu o sistema defensivo.

No primeiro tempo, faltou pelo menos um volante com mais capacidade de marcação.

A indefinição no combate pelo lado esquerdo também prejudicou o desempenho defensivo. 

No início do segundo tempo, com Éder mais avançado na posição de volante, e depois da entrada do Juninho Valoura no lugar do Conti e retorno do Éder para a zaga, o time americano ficou mais bem distribuído taticamente.

Embora só com Juninho Valoura de volante nos dez minutos finais, os promissores Gustaviinho, Kawê, Pedrinho e Rodriguinho aumentaram a velocidade de transição ofensiva. os comandados do Mancini tomaram conta do jogo, dominaram o adversário e poderiam ter conquistado a vitória, mas Henrique estava bem desgastado para ser decisivo. 

Mesmo assim, em vez da improvisação do Felipe Azevedo, possivelmente a escalação entre os titulares do Lucas Kal e Juninho Valoura ou Zé Ricardo, para formar uma dupla de volantes, daria mais liberdade para Índio ser mais participativo, produtivo e com mais poder de criação, finalização e decisão. 

Felipe Azevedo e Gustavinho poderiam ser os meias-atacantes pelos lados, com Henrique mais avançado pelo centro. Aloisio seria opção para o segundo tempo. 

Para enfrentar o Botafogo, sem Conti e Maidana, as opções iniciais para formar a dupla de zagueiro com Éder deverão ser Gustavão, Luan Patrick e Danilo.

Uma alternativa poderá ser o retorno do Lucas Kal para a zaga, com Zé Ricardo, Juninho Valoura e Índio, no meio-de-campo. Talvez Alê seja liberado para este confronto. Gustavinho, Henrique e Felipe Azevedo formariam o trio ofensivo. 

Destaque para Maidana e Éder, mais entrosados, Marlon, em processo de recuperação do ritmo de jogo, para a participação dos promissores Gustavinho, Kawê e Rodriguinho, num jogo da Liberadores, e especialmente Henrique, em busca do recondicionamento técnico. 

Tolima:
Alexander Domínguez;
Jonathan Marulanda, Julián Quiñones, José Moya e Junior Hernández; 
Rodrigo Ureña (Trujillo), Brayan Rovira e Daniel Cataño (Ramírez); 
Anderson Plata, Andrés Ibarguen e Michael Rangel.
Técnico: Hernán Torres. 
 
América: 
Jailson; 
Maidana, Conti (Juninho Valoura) e Éder; 
Patric,, Lucas Kal (Gustavinho), Índio (Rodriguinho) e Marlon; 
Felipe Azevedo (Pedrinho), Henrique Almeida e Aloísio (Kawê).
Técnico: Mancini. 

Gols: Maidana e Índio