domingo, 1 de maio de 2022

América-MG 1 x 0 Athletico-PR

Ainda faltou um centroavante com poder de decisão, o desfalque do Alê aumentou a carência entre os titulares do meio-de-campo, Jaílson fez três defesas salvadoras, Éder evitou o chamado gol feito, mas o resultado foi melhor que o desempenho, Cáceres, Índio e Matheusinho, respectivamente substitutos do João Paulo, Felipe Azevedo e Everaldo, demonstraram potencial de aproveitamento, e o Coelhão, avacoelhando no Brasileirão, conquistou mais três pontos. 

A distribuição tática só com Lucas Kal e Juninnho com mais capacidade de marcação no meio-de-campo continuou desequilibrada. 

Contra adversários mais rápidos e qualificados o risco será muito maior. 

Apesar da ineficiência no pé esquerdo, Cáceres, na lateral-esquerda, pareceu mais bem preparado fisicamente do que João Paulo para defender e atacar. 

Ainda assim, a escalação do meio-de-campo, sem Lucas Kal e possivelmente Alê, para enfrentar o Atlético pela Libertadores está bastante complicada.

Uma mudança simples deverá ser o retorno do Zé Ricardo entre os titulares.

Juninho Valoura é opção conservadora para formar o meio-de-campo com Zé Ricardo e Juninho.

Embora seja mais participativo na transição e construção ofensiva do que na recomposição defensiva, Índio demonstrou possibilidades de utilização evolutiva com a sequência de jogos.

Numa alteração tática, Maidana, Conti e Éder poderão formar um trio de zagueiros, com Patric e Cáceres ou João Paulo de alas, Zé Ricardo, Juninho e Índio ou Matheusinho ou Paulinho ou Valoura no meio-de-campo, mais dois atacantes. 

Na falta de um centroavante, a situação do Henrique precisa ser definida. 

Talvez seja mais interessante utilizar o Henrique durante determinados momentos do que improvisar o Paulinho. 

Felipe Azevedo talvez seja mais eficaz de centroavante do que de ponta-de-lança, enquanto Paulinho poderá render mais em outra posição e função diferentes de um falso 9. 

Outra opção é improvisar o Carlos Alberto de centroavante, para formar um ataque de velocidade com dois extremos opostos escolhidos entre Matheusinho, Paulinho e Pedrinho.

Destaque para a regularidade do Maidana, Éder, Juninho, Pedrinho e Paulinho, para evolução do Cáceres, Índio e Matheusinho, e especialmente Jaílson, pelas três defesas salvadoras. 


América:
Jailson; 
Patric, Maidana, Éder e João Paulo (Cáceres); 
Lucas Kal, Juninho e Felipe Azevedo (Wellington Paulista) (Zé Ricardo);
Matheusinho (Conti), Paulinho Boia (Índio), Pedrinho.
Técnico: Mancini

Athletico-PR:
Bento; 
Matheus Felipe, Pedro Henrique e Fasson (Abner Vinícius); 
Orejuela (Terans), Matheus Fernandes, Léo Cittadini, Christian (Canobbio) e Cuello (Vitinho); 
Vitor Bueno e Rômulo (Victor Roque)
Técnico: Fábio Carille

Gol: Índio