segunda-feira, 30 de maio de 2022

Corinthians-SP 1 x 1 América-MG

Apesar do resultado, o time americano dominou o adversário, criou chances de gols e voltou a demonstrar potencial de evolução durante a temporada, a fim de pelo menos permanecer na Série A, com possiblidades de terminar mais bem colocado na competição e de acordo com o adversário conquistar vaga para a próxima fase da Copa do Brasil. 

Diferentemente dos jogos em que só dois jogadores foram escalados no meio-de-campo e quatro no ataque, a formação inicial ficou mais bem distribuída, equilibrada entre defender e atacar, e funcional taticamente com Lucas Kal, e principalmente Alê e Juninho, meio-campistas que jogam de uma intermediária a outra, formando praticamente um trio de volantes com poder de marcação desde o campo do adversário, mais Gustavinho e Felipe Azevedo, meias-atacantes participativos da recomposição defensiva pelos lados e no combate na saída de bola, e Aloísio de centroavante bastante combativo, decisivo, dinâmico e finalizador

Maidana e Luan Patrick, no primeiro tempo, e Gustavão e Luan Patrick, dupla sub-21 da segunda etapa, mantiveram a segurança defensiva na maioria das jogadas disputadas. 

Patric e Marlon foram bastante participativos na defesa e ataque.

Ainda assim, faltam substitutos funcionais para Alê e Juninho, o time americano precisa perder menos a posse da bola, ser mais produtivo e eficiente na bola alta defensiva, nos cruzamentos e nas finalizações. 

Poderia ter sido mais interessante a entrada do Carlos Alberto ou Kawê no lugar do Felipe Azevedo. 

Destaque para a dupla sub-21 Gustavão e Luan Patrick, por terem enfrentado o líder do campeonato, para Lucas Kal e Gustavinho e principalmente Alê, pela participação produtiva e eficiente nas quatros fases do jogo, na bola alta defensiva e ofensiva, e Aloísio, pela habilidade demonstrada na tentativa de gol de bicicleta e no drible do gol anulado, e pelo poder de decisão. 

Danilo, Everaldo, Matheusinho e Wellington Paulista vão aumentar as opções de escalação entre os titulares e substitutos. 

De acordo com o adversário ou circunstâncias do jogo, Gustavinho ou Matheusinho ou Rodriguinho também poderão ser escalados pelo corredor central, e Aloísio e Wellington Paulista serão opções para formar dupla de ataque. 

Mas incialmente, o meio-de-campo com Kal, Juninho e Alê, e o trio mais ofensivo com Gustavinho, Aloísio e Felipe Azevedo deverão ser mantidos. 

Corinthians: 
Cássio; 
Rafael Ramos, Gil, Raul Gustavo e Fábio Santos (Lucas Piton);
Du Queiroz, Roni (Maycon) e Renato Augusto (Giuliano); 
Willian (Adson), Júnior Moraes (Gustavo Mosquito) e Róger Guedes. 
Técnico: Vítor Pereira

América:
Jailson;
Patric, Maidana (Gustavão), Luan Patrick e Marlon;
Lucas Kal;
Juninho (Zé Ricardo), Alê;
Gustavinho (Pedrinho); Aloísio (Henrique), Felipe Azevedo (Rodriguinho).
Técnico: Mancini.

Gol: Aloísio