segunda-feira, 6 de junho de 2022

América-MG 2 x 1 Cuiabá-MT

Houve falha defensiva no gol sofrido, o lado esquerdo foi pouco produtivo ofensivamente e o adversário criou duas grandes chances de gol no segundo tempo, mas o time americano jogou com bastante competitividade, determinação e eficiência. 

Embora tenha mais potencial na função de meia-armador do que meia-atacante, Gustavinho, na transformação do DNA formador em aproveitador, comprovou ter sido merecedor da manutenção entre os titulares, participou do início da criação das jogadas pelo lado direito, abrindo espaços para as ultrapassagens do Alê, Lucas Kal, Juninho e Patric.

Luan Patrick também deveria ter sido mantido entre os titulares, porque estava com mais ritmo de jogo do que Conti.

Faltou mais poder ofensivo e profundidade pelo lado esquerdo com Marlon e Felipe Azevedo.

Marlon está com baixa intensidade para defender e atacar, muito retraído na busca da linha de fundo, e tímido nos cruzamentos.

A substituição do Marlon pelo Danilo tirou a possibilidade de o Felipe Azevedo ter sido substituído no segundo tempo.

Felipe Azevedo deveria se desgastar menos na recomposição defensiva e ser mais utilizado na transição e construção ofensiva.  

Ainda assim, poderia ter sido mais interessante a permanência do Aloísio e a entrada do Carlos Alberto, caso tivesse sido relacionado, ou Kawê, no lugar do Felipe Azevedo, a fim de equilibrar a força ofensiva pelo lado esquerdo. 

Zé Ricardo ter entrado para jogar com Lucas Kal poderá ser uma possibilidade para reforçar a marcação no meio-de-campo e solucionar em parte a falta de substitutos funcionais do Alê e Juninho. 

O promissor Rodriguinho é o que mais se aproxima para atuar de uma intermediária a outra. 

Gustavinho, Índio e Matheusinho são mais participativos do meio-de-campo para a frente. 

Destaque para a participação intensiva do Juninho, Lucas Kal e Patric, para Éder, pela segurança defensiva,  qualidade nos lançamentos e assistência feita para o golaço do Alê, para Everaldo, pela assistência pro gol do Felipe Azevedo e eficiência nos cruzamentos, para Felipe Azevedo, pelo gol, e principalmente para a repetição da participação produtiva e efetiva do Alê, avacoelhando de terno no Brasileirão, nas quatro fases do jogo, na bola alta defensiva e ofensiva, e pelo golaço de cabeça pensante. 

América:
Jailson, 
Patric (Cáceres), Conti, Éder e Marlon (Danilo Avelar); 
Lucas Kal, Juninho e Alê (Zé Ricardo); 
Gustavinho (Everaldo), Aloísio (Wellington Paulista), Felipe Azevedo.
Técnico: Mancini

Cuiabá: 
João Carlos; 
João Lucas, Alan Empereur, Marllon e Uendel; 
Camilo (André Luiz), Pepê, Valdívia (Rodriguinho) e Rafael Gava (Jonathan Cafu); Marquinhos (Felipe Marques) e André (Jenison). 
Técnico: Luiz Fernando Iubel

Gols: Alê e Felipe Azevedo