quinta-feira, 25 de julho de 2024

Ituano 0 x 0 América

Apesar de o gol regular do Juninho ter sido invalidado, faltou poder de decisão para Brenner e Renato, de finalização para Fabinho e Felipe Azevedo, e qualidade pro Jacaré finalizar. 

Se o gol do Juninho tivesse sido validado, ele dividiria a artilharia do América na Série B com Fabinho, o que evidencia a necessidade de contratar um centroavante decisivo. 

Brenner completou 13 jogos só com um gol feito, mas de pênalti. Renato, sub-21 em processo de aprimoramento e oscilação, com 3 gols em 17 jogos, está a 10 jogos sem fazer gols. Fabinho parou nos 5 gols, há 7 jogos sem marcar. Jacaré fez 1 gol em 13 jogos. Felipe Azevedo nenhum em 14. 

Na transformação do DNA formador, Adyson, Renato e Thauan deverão fazer parte da resolução, mas sem a responsabilidade de ser solução.

Aliás, o aproveitamento dos promovidos da base foi mais obra do acaso do que programado. 

Adyson jogou 74 minutos no Mineiro, porque a prioridade foi do Fabinho, Felipe Azevedo, Jacaré, Matheusinho e Varanda. 

Mateus Henrique assumiu a titularidade porque Daniel Borges teve dengue. 

Thauan começou a ter chances na Série B porque Matheusinho e Varanda foram negociados,  o rendimento do Felipe Azevedo e Jacaré caiu, e Vinícius sofreu lesão. 

Embora seja sub-21 com potencial de evolução, Felipe Amaral carece acertar mais passes na saída de bola, e ser o volante mais recuado, sem necessidade de avançar tanto e facilitar a recomposição defensiva. 

Wallinsson poderá ser opção para jogar mais avançado. 

Fernando Elizari vai aumentar as opções para formar o meio-campo. 

Na condição de mandante, o 4-3-3 ainda parece ser a melhor solução, mas para os jogos fora de casa, o 4-4-2 deveria ser utilizado. 

Mas se as opções para escalar 4 jogadores no meio-campo forem melhores do que 3 atacantes, o 4-4-2 também deveria prevalecer nos jogos dentro e fora de casa. 

Para enfrentar e vencer o Ceará, poderá ser mais interessante reutilizar inicialmente o trio do meio-campo, com Ale, Juninho e Moisés, e o trio ofensivo, com Adyson, Renato e Fabinho. 

Vinícius deverá ser opção de substituição. 

Ituano:
Saulo; 
Marcinho (Léo Oliveira), Guilherme Mariano, Wálber e Kauan Richard; 
Rodrigo, Miquéias (Gabriel Falcão) e José Aldo (Aluísio); 
Vinícius Paiva (Vinicius Poz), Salatiel e Zé Eduardo (Neto Berola).
Técnico: Alberto Valentim

América:
Elias; 
Mateus Henrique, Éder (Lucão), Ricardo Silva e Marlon;
Felipe Amaral (Moisés), Juninho (Jacaré), Alê; 
Fabinho, Renato (Brenner), Felipe Azevedo (Thauan)