segunda-feira, 15 de julho de 2024

Sport 1 x 1 América

Embora empatar, na casa de um adversário qualificado e concorrente direto na disputa pelo acesso e até pelo título, seja um bom resultado, a formação com quatro jogadores no meio-campo,  Alê, Felipe Amaral, em vez do Brenner recuado para ajudar na marcação, Juninho e Moisés, e dois atacantes dinâmicos, Adyson e Fabinho, entre os titulares ou desde o início do segundo tempo, poderia ter sido mais eficiente, equilibrada e produtiva, porque o meio-campo ficaria menos desgastado e sobrecarregado para defender e atacar, e os dois atacantes seriam mais ofensivos do que defensivos, sem precisar participar tanto da recomposição. 

Ainda assim, destaque para a força do futebol coletivo, competitivo e organizado, para Mateus Henrique e Marlon, para a sustentação defensiva-ofensiva do Alê e Moisés, e principalmente para a evolução participativa, produtiva e eficiente do Adyson. 

Aliás, Adyson tem potencial inclusive para jogar mais centralizado, e substituir Benítez na função de construtor das jogadas ofensivas.

Apesar de a distribuição tática do 4-4-2  também poder ser utilizada numa estratégia ofensiva dentro de casa, a manutenção do 4-3-3 ainda parece ser a melhor opção, mas com aumento da consistência defensiva, especialmente na bola parada ou nos cruzamentos pelo alto, e com a utilização do centroavante mais dentro da área, a fim de finalizar as assistências recebidas. 

Brenner e Renato poderão ser mais decisivos se aumentarem o número de finalizações dentro da área. 

Entre as opções de mudanças, Felipe Amaral e Wallinsson e Gustavinho.

Talvez seja uma boa oportunidade para resgatar o futebol do Jacaré contra o Amazonas. 

Sport:
Caíque França; 
Rosales (Fábio Matheus), Alisson Cassiano, Luciano Castán e Chico (Riquelme); Fabrício Dominguez, Felipe, Titi Ortiz (Gustavo Coutinho), Lucas Lima e Barletta (Vini Faria); 
Zé Roberto (Dieguinho). 
Técnico: Mariano Soso.

América:
Elias;
Mateus Henrique (Flávio), Ricardo Silva, Éder e Marlon; 
Alê, Juninho (Wallisson) e Moisés (Felipe Amaral); 
Adyson, Brenner (Renato), Fabinho (Felipe Azevedo) 
Técnico: Cauan

Gol: Éder