Apesar de o erro do Elias ter sido na execução da jogada, o acerto na tomada de decisão seria a bola longa em profundidade, em vez da arriscada tentativa de acertar o passe no próprio campo, ainda mais com a marcação alta do adversário.
Depois de o gol sofrido ter gerado uma queda de rendimento, ainda assim, o Coelhão, principalmente no primeiro tempo, demonstrou poder de reação para buscar o empate e até a vitória, por meio das chances desperdiçadas pelo Davó, Fabinho e do pênalti não marcado no Fabinho.
Embora seja necessário Vinícius recuperar ritmo de jogo, poderia ter sido mais interessante a entrada do Adyson, a fim de formar um dupla mais ofensiva com Fabinho, porque Vinícius ficou aberto pelo lado esquerdo, muito distante da área, sem poder de finalização.
Aliás, para vencer a Chapecoense dentro de casa o retorno do 4-3-3, com mais opções ofensivas, deverá ser a melhor opção.
O trio de meio-campo seria formado inicialmente pelo Alê, Juninho e Elizari, com mais ritmo de jogo para jogar mais tempo.
Daniel Júnior, talvez sem o preparo físico ideal para jogar um tempo em alta intensidade, Felipe Amaral, Moisés e Wallinsson seriam opções de reposição.
Moisés poderia ser alternativa de primeiro volante, sem precisar avançar tanto, porque tem altura, para disputar a bola alta defensiva, imposição física e qualidade na saída de bola.
Adyson e Daniel Júnior, que também joga pelos lados, seriam opções para o lado direito.
Davó e Jonathas, de centroavante.
Fabinho, Daniel Júnior, Davó e Vinícius, de atacante pela esquerda.
Jonathas também poderia ser opção de referência da bola longa do Elias, a fim de evitar possíveis erros provocados pela saída curta.
Novorizontino
Jordi;
Renato Palm, Rafael Donato, Patrick e Rodrigo Soares (Igor Formiga);
Eduardo (Geovane), Marlon (Fabrício Daniel) e Léo Tocantins (Willian Farias); Waguininho, Rodolfo (Lucca) e Neto Pessoa.
Técnico: Eduardo Baptista.
América:
Elias;
Mateus Henrique (Daniel Borges), Ricardo Silva, Éder e Marlon;
Felipe Amaral (Daniel Jr), Alê, Juninho, Elizari (Adyson);
Fabinho (Jonathas), Davó (Vinícius).
Técnico: Cauan
Gol: Alê