sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Pré-jogo Oeste-SP x América-MG

Felipe Conceição poderá optar por manter o que funcionou ou fazer mudanças para melhorar o que deu certo.

Independentemente da manutenção ou da mudança, é possível jogar bem ou mal.

Jogando bem ou mal ainda há chances de perder ou vencer.

Mas as possibilidades de vitória serão maiores se jogar bem e se o imprevisto, caso aconteça, seja favorável.

Contra times mais bem qualificados ofensivamente, a dupla função defensiva-ofensiva, principalmente do Diego Ferreira, Maranhão e Viçosa, é fundamental para aumentar o poder de marcação, embora a eficiência ofensiva seja reduzida.

Segundo Footstats, o time americano é o terceiro colocado com maior número de finalizações (384 em 29 jogos), o sétimo em finalização certa (123) e o segundo em finalização errada (261).

Contra time pouco qualificados no ataque, a força ofensiva poderá ser aumentada se houver modificações entre os jogadores, antes e/ou durante a partida, e de posicionamento do Viçosa.

Diego Ferreira é mais produtivo na recomposição defensiva do que ofensiva. Em 16 jogos, fez duas finalizações certas, sete erradas, duas assistências para gol e sete para finalização.

Felipe Azevedo é o americano mais finalizador, mas pouco efetivo. Em 26 jogos, marcou dois gols, finalizou 19 vezes certas, 29 erradas, fez uma assistência para gol e 25 para finalizações.

Bilu precisa ser mais eficiente nas finalizações, mas é agudo, parte pra cima e finaliza.

Até Belusso e Geovane poderiam ser alternativas para meio-atacante de lado.

Maranhão se destaca pelo dinamismo, ocupação do espaço e imposição física no combate, mas é pouco eficaz na finalizações e no campo ofensivo. Em 22 jogos, não fez nenhuma assistência para gol, fez sete para finalização, seis finalizações certas e 20 erradas.

No caso da manutenção de três volantes, Flávio poderia ser o primeiro volante,  Zé Ricardo jogaria mais avançado e Juninho completaria o trio.

Zé Ricardo tem qualidade na distribuição das jogadas, no passe vertical e nas finalizações.

Juninho também precisa acertar mais as finalizações, mas se destaca no campo ofensivo pelas assistências para finalização. Em 29 jogos, fez dois gols, nove finalizações certas, 18 erradas, três assistências para gol e 32 para finalização.

Geovane é opção para a função de volante ou meia centralizado. Embora seja dinâmico, participativo no desarme e velocista, carece ser mais finalizador e decisivo.

Toscano é mais lento, mas tem poder de criação, finalização e decisão é opção.

Viçosa poderá ser mais decisivo se jogar mais avançado, na função de centroavante, contra adversários retrancados, a fim de finalizar  assistências e cruzamentos recebidos dentro da área, sem necessidade de recuar tanto para exercer a função de meio-campista, colaborar na marcação, iniciar contra-ataques no campo defensivo e finalizar depois desta arrancada.

Possível formação básica 4-3-3

Airton;
Leandro Silva, Lucas Kal, Ricardo Silva, João Paulo;
Zé Ricardo, Juninho, Maranhão (Geovane, Flávio);
Diego Ferreira (Bilu, Felipe Azevedo, Geovane), Viçosa (Toscano), Matheusinho

Possível formação básica no 4-2-3-1

Airton;
Leandro Silva, Lucas Kal, Ricardo Silva, João Paulo;
Zé Ricardo, Juninho (Flávio);
Bilu (Felipe Azevedo), Toscano (Geovane), Matheusinho;
Viçosa (Belusso)

Oeste-SP x América-MG
sábado, 16h30, Arena Barueri
Vamos vencer, Coelhão.
Acredita, América!

www.facebook.com/avacoelhada
twitter.com/Avacoelhada
www.instagram.com/avacoelhada

P.S. quase fixo.

A falta de revezamento durante o Mineiro, aumentou a necessidade de reforços para o time titular.

Pelo menos um quarto-zagueiro, qualificado na saída de bola, com velocidade na recomposição, deveria ser contratado. Lucas Kal?

Pedrão também é sub-23 em processo de formação e oscilação, inexperiente para o momento atual, mas tem velocidade de recuperação e imposição física. Não deve ser eternamente condenado pelo pênalti cometido.

Roger deveria ser reintegrado.

Mais um meia-atacante lado, com poder de finalização, velocidade, resistência física e habilidade para defender e atacar em alta intensidade durante os 90 minutos. Tá faltando.

Ainda monitoramento a fim de aproveitar oportunidades no mercado:

- Um lateral com poder de marcação. - Diego Ferreira?
- Um meia atacante centralizado, com poder de criação, finalização e decisão. Michel Bastos? Boselli?
- Um meia-atacante de lado, com velocidade, poder de finalização e decisão.  Bilu?

Na Série B, também haverá necessidade de mudanças planejadas, em vez das obrigatórias devido a suspensão, lesão, contusão e cansaço provocado pela sequência de jogos.