segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Atlético-GO 1 x 1 América-MG

Na busca por tentativa de encontrar durante a competição o modelo de jogo ideal de acordo com as características da equipe, a produtividade dos comandados pelo Mancini continuou insuficiente para conquistar a vitória, sem depender da presença do acaso favorável. 

A improvisação do Ramon na posição de terceiro zagueiro comprometeu o desempenho do jogador, a organização e a recomposição defensiva. 

Juninho Valoura, novamente, rendeu menos do que pode render na transição e construção ofensiva, porque no esquema de três zagueiros utilizado pelo Mancini, os dois volantes ficam sobrecarregados na dupla função defensiva-ofensiva. 

Apesar do poder de finalização e das grandes chances criadas pelo time americano, faltou poder de decisão e um atacante com mais presença de área.

A formatação com dois zagueiros utilizada no segundo tempo pareceu a melhor opção para ser aprimorada nos jogos e treinamentos, em vez do esquema de três zagueiros utilizado pelo Mancini, a fim de pressionar a saída de bola do adversário. 

Ainda assim, nos dois esquemas utilizados durante o jogo. faltou um primeiro volante para a distribuição tática ficar mais bem equilibrada entre atacar e defender. 

Poderia ter sido mais interessante a escalação do Anderson no lugar do Ramon entre os titulares, mas com Zé Ricardo, Juninho Valoura e Alê, no trio do meio-de-campo,  mais Ademir e Fabrício Daniel na dupla de ataque. 

No sistema com dois zagueiros,  Ricardo Silva, pelo lado direito, e Bauermann, no esquerdo, Zé Ricardo, na sustentação do Alê e Juninho Valoura, com Ademir e Felipe Azevedo abertos pelos lados e Fabrício Daniel mais avançado pelo centro ou revezando com Felipe Azevedo a função de centroavante. 

Destaque para Alê, pela participação produtiva nas quatro fases do jogo, para Fabrício Daniel pela movimentação ofensiva e Ademir pelo gol marcado e pela ofensividade. 

Atlético-GO:
Maurício Kozlinski; 
Dudu (Arnaldo), Wanderson, Eder e Natanael; 
Willian Maranhão, Gabriel Baralhas e Arthur Gomes (Toró); 
André Luís (João Paulo), Janderson (Ronald) e Zé Roberto (Lucão)
Técnico: Eduardo Barroca

América-MG:
Matheus Cavichioli; 
Bauermann, Ricardo Silva, Ramon (Juninho)
Patric, Alê, Valoura (Chrigor), Alan Ruschel; 
Ademir (Toscano), Fabrício (Geovane), Felipe Azevedo (Rodolfo)
Técnico: Mancini

Gol: Ademir