segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

América 1 x 0 Cruzeiro

Vencer sempre é bom. Vencer clássico é ótimo. 

Mas apesar de mais uma vitória sobre o rival, a quinta consecutiva, o desempenho do time americano, no primeiro tempo, foi abaixo do potencial dos comandados pelo Mancini. 

Vale destacar que a diferença de critério em relação aos cartões amarelos também influenciou a produtividade do meio-de-campo americano, porque  Alê diminuiu o poder de marcação, com o cartão amarelo no início do jogo, e Benítez foi impedido de jogar, devido a sequência de faltas, sem os adversários levarem amarelos ou até vermelho. 

O gol anulado com a interferência do VAR, quando a decisão dentro de campo deveria ter prevalecido,  prejudicou as atuações do Henrique, que teria feito dois gols num clássico, do Matheusinho, pela jogada e assistência pro segundo gol do Henrique, e o resultado do confronto, que ficaria mais próximo do rendimento no segundo tempo. 

Ainda assim, existem pontos de melhoria na equipe americana. 

As lesões do Éder e Maidana evidenciaram a necessidade de contratar mais um zagueiro, preferencialmente quarto-zagueiro ou que jogue pelos dois lados, para a sequência da temporada. 

Ricardo Silva tem mais potencial para jogar de zagueiro central.

Lucas Kal poderá ser opção para zaga.

Ainda falta um primeiro volante, com poder de marcação, para ser utilizado contra um adversário mais bem qualificado e/ou quando a estratégia de jogo for mais reativa ou equilibrada entre o defender e atacar.

Numa possível ausência do Alê e Juninho, faltará um segundo volante. 

Alóiso, Henrique, Mastriani, Mikael e Wellington Paulista, de acordo com as circunstâncias do jogo, poderão até formar dupla de atacantes bastante ofensiva. 

Marlon, Dadá Belmonte e Matheusinho estão pedindo passagem para começar o jogo contra o Athletic.

Boa oportunidade para Mastriani e Wellington Paulista serem aproveitados. 

Destaque do jogo para as mudanças feitas pelo Mancini, Nino, Matheusinho e Henrique. 

Na transformação do DNA formador em aproveitador, Cassio, Arthur, Júlio, Rafael Barcelos, Heitor, Breno, Mateus Henrique, Rodriguinho, Adyson, Renato e Luan estão no processo de evolução e oscilação, mas possuem potencial de aproveitamento para ser utilizados, preferencialmente juntos, durante o Mineiro. 

América:
Matheus Cavichioli; 
Nino, Maidana (Danilo), Ricardo Silva, Nicolas; 
Alê;
Juninho, Benítez (Martinez);
Mateus Gonçalves (Matheusinho), Aloísio (Henrique), Felipe Azevedo (Dadá Belmonte).
Técnico: Mancini

Cruzeiro:
Rafael Cabral; 
William, Lucas Oliveira, Reynaldo e Marquinhos Cipriano (Rafael Bilu); 
Neto Moura (Igor Formiga), Ian Lucas e Wesley Gasolina (Ramiro); 
Nikão (Daniel Junior), Bruno Rodrigues e Wesley (Gilberto)
Técnico: Paulo Pezzolano

Gol: Henrique