domingo, 6 de fevereiro de 2022

América 1 x 1 Athletic

No início da temporada, existe o desgaste provocado pelos jogos seguidos em curto espaço de tempo, consequentemente a queda de desempenho físico e técnico,  devido essa necessidade do  recondicionamento para jogar em alta intensidade, a falta de entrosamento entre os recém contratados, remanescentes e promovidos do sub-20. 

Embora o processo de pré-temporada, a fim de potencializar a preparação física próxima do ideal para disputar as competições durante todo o ano, seja bastante complexo, utilizar um revezamento planejado, com a escalação mesclada mais bem distribuída durante os dois tempos de cada jogo, poderá minimizar o esgotamento físico e aumentar a produtividade técnica. 

Sem este rodízio opcional, a solução para tentar reverter uma situação adversa poderá ser pior que o problema, porque os que os substitutos que deixaram de ser utilizados entre os titulares vão entrar durante o jogo com a responsabilidade de manter ou buscar a vitória. 

Na quarta rodada do campeonato Mineiro, o juiz do jogo foi bastante conivente com as faltas sucessivas feitas pelos adversários e omisso nas não marcadas em cima dos jogadores americanos. mas o time americano pareceu mais desgastado fisicamente do que o adversário, principalmente no segundo tempo, quando as jogadas de contra-ataque em alta velocidade do Athletic prevaleceram sobre a reposição defensiva americana. 

Além da queda de rendimento provocada pelo desgaste natural neste começo do estadual, a produtividade técnica também piorou com as mudanças feitas.

A entrada do Conti e Lucas Kal foi uma mudança obrigatória, por causa da covid do Éder e Maidana. 

Conti, devido a falta de entrosamento, rendeu muito menos do que pode render.

Apesar do vacilo no gol sofrido, Kal se destacou pela marcação, pela cobertura do Conti e especialmente pela participação na saída de bola. 

Até o incansável Juninho rendeu pouco e cansou. 

A entrada do Juninho Valoura piorou o que estava razoável. 

Aliás, na transformação do DNA formador em aproveitador, Rodriquinho, em vez do Valoura, deveria ter entrado contra o Cruzeiro e Athletic, porque foi um dos poucos destaques contra a Caldense e Democrata, deixou de disputar a Copa São Paulo para ser utilizado durante o Mineiro, e no momento atual está com mais potencial de aproveitamento do que o Valoura. 

Arthur, que jogou bem nas duas laterais contra a Caldense e Democrata,  poderia ter começado no lugar do Patric, com Cáceres de opção de substituição ou vice-versa. 

Faltaram mais jogadas em profundidade e cruzamentos precisos para as finalizações do Wellington Paulista.

Felipe Azevedo, pelo lado direito, e Everaldo, pelo esquerdo, foram mais produtivos do que pelos lados invertidos. 

Carlos Alberto entrou bem, quase mudou a história do jogo com a finalização de cabeça, mas com a saída dele, o rendimento do trio ofensivo, formado pelo Gustavinho, Henrique e Leo Passsos foi pouco produtivo. 

Gustavinho deveria ser testado mais centralizado na função de armador em vez de jogar só aberto pelo lado.

Destaque para Lucas Kal, pela saída de bola, Zé Ricardo, pelo poder de marcação, Alê, pela qualidade técnica, Everaldo pelo gol e Carlos Alberto, por quase ter mudado a história do jogo.

América: 
Jori; 
Patric, Conti, Lucas Kasl e Marlon; 
Zé Ricardo;
Juninho (Valoura) e Alê; 
Everaldo (Carlos Alberto, Léo Passos),  Wellington Paulista (Henrique Almeida). Felipe Azevedo (Gustavinho) 
Técnico: Marquinhos Santos. 

Athletic: 
Pedrão; 
Diego, Victor Salinas, Sidimar e Vinicius Silva (William Mococa); 
Diego Fumaça (Emerson), Walisson (Antônio Falcão), Nathan e Kadu; 
Alason Carioca (Douglas Santos) e Mariano (Rhafael Lucas). 
Técnico: Roger. 
Gol: Everaldo 

Para enfrentar o Pouso Alegre fora de casa, alguns titulares mais degastados poderão ser poupados.

Ainda assim, a escalação inicial deveria levar em consideração a possiblidade de até cinco substitutos entrarem e o time continuar equilibrado. 

Oportunidade para no setor defensivo, Arthur de lateral ou Gustavão, de zagueiro central, começar o jogo, no meio-de-campo, Rodriguinho e/ Índio Ramirez ou Gustavinho, no ataque, Adyson, Henrique e Everaldo. 

Vamos vencer, Coelhão!