domingo, 20 de março de 2022

América 1 x 0 Tombense

Na transformação do DNA formador em aproveitador, independentemente do resultado, que pode ser definido num lance ocasional, a utilização de um maior número possível de promissores pratas da casa entre os titulares, além do principal objetivo de dar rodagem para os promovidos, passou a impressão de que a produtividade do time americano no Campeonato Mineiro poderia ter sido maior com essa escalação.

Aliás, disputar a maioria dos jogos ou todo o estadual com um time sub-23, comandado pelo técnico-interino ou do Sub-20, deveria ser um valor cultural do América, clube essencialmente revelador, formador e aproveitador dos promovidos pelas categorias de base. 

Mas no fim das contas da fase de classificação do Mineiro, dos dois gols irregulares da Caldense validados contra o América, se pelo menos um deles fosse invalidado, a colocação entre os dois clubes seria invertida.  

Apesar da oscilação, da necessidade do aprimoramento na execução das jogadas, principalmente na tomada de decisão, e da possível queda de rendimento físico no segundo tempo, devido a falta de condicionamento ideal para jogar dois tempos em alta intensidade, quanto mais vezes jogarem, mais rapidamente bem preparados vão ficar. 

Entrosamento desde as categorias de base, motivacional para participar de um campeonato pelo time profissional, aumento das possibilidades de retorno dentro de campo e financeiro, numa futura negociação, sãos vantagens competitivas dos pratas da casa.

Na vitória sobre o Tombense, faltou um centroavante, mas Carlos Alberto, que pode ser improvisado nesta função, está no DM, Goldeson foi negociado para Portugal, Matheusão, com o Flamengo e Vitor Roque foi para o Cruzeiro sem a liberação do América.

Rodriguinho, muito fixo pelo lado direito, rendeu menos do que pode render quando joga pelo corredor central de uma intermediária a outra. 

Adyson é merecedor de começar um jogo. 

Na terceira e última parada para substituição, quando Matheus Henrique entrou no lugar do Arthur, poderia ter sido aproveitada para entrada do Diogo, no lugar do Matheusinho, e do Renato, no do Kawê. O trio ofensivo seria formado pelo Adyon, Renato e Diogo, que no sub-17 jogou de lateral-esquerdo. 

Willian Batista deveria ter sido participativo nos treinos e durante o jogo. 

Destaque para a utilização de 19 pratas da casa no Campeonato Mineiro, em especial para Carlos Junio, pela assistência, Gustavinho, pelo gol, e principalmente Arthur, pela participação defensiva-ofensiva

Embora seja previsível a queda de rendimento físico no segundo tempo, tanto é que já eram seis mudanças permitidas nas categorias de base, enquanto no profissional ainda eram três substituições, a busca pelo controle do jogo, com postura e posse de bola ofensiva, especialmente no primeiro tempo, também está entre os principais destaques. 

Enfrentar o Tombense pela semifinal do Troféu Inconfidência, será mais uma oportunidade para aumentar a rodagem dos pratas da casa.

Ainda assim, existe a necessidade da convocação do Henrique ou Rodolfo para jogar de centroavante. 

Ou escalar Yghor Gabriel ou Renato entre os titulares ou durante o jogo. 

América: 
Airton; 
Arthur (Matheus Henrique), Gustavo Marques, Zé Vitor e Carlos Junio; 
Zé Ricardo, Flávio e Rodriguinho (Kevyn); 
Gustavo (Adyson), Kawê e Matheusinho.
Técnico: Edison Borges (auxiliar)
 
Tombense: 
Felipe Garcia; 
Genilson, Jordan, Patrick (Moisés) e David; 
Rodrigo (Keké), Alison (Gustavo) e Lucas Santos (Jean Lucas); Gabriel, Paquetá e Mingotti (Ciel). 
Técnico: Hemerson Maria

Gol: Gustavinho