quinta-feira, 10 de março de 2022

América-MG 0 x 0 Barcelona-EQU

Concentração da criação das jogadas mais pelo lado direito, através das triangulações do Everaldo, Juninho e Patric, do que pelo esquerdo, com Alê, Marlon e Pedrinho, com pouca aproximação, troca de passes e infiltrações pelo corredor central, ineficiência na excessiva tentativa de cruzamentos pelos altos, principalmente do Patric, nas finalizações e no aproveitamento da bola parada, e pouca imposição física do Marlon em lances mais disputados, prejudicaram o desempenho do time americano, que só acertou duas conclusões, mas pelo volume de jogo, número de cruzamentos e finalizações deveria ter acertado mais vezes e pelo menos ter feito um gol para conquistar a vitória. 

Apesar de a escalação inicial do Everaldo e Pedrinho poder aumentar a amplitude e profundidade pelos lados, ainda assim, faltariam peças de reposição agudas e de velocidade para entrar no segundo tempo, porque Felipe Azevedo é mais infiltrador pela diagonal e Matheusinho, em busca da recuperação do ritmo de jogo, é um meia-atacante distribuidor das jogadas e quebrador das linhas de marcação do adversário. 

Everaldo desperdiçou uma grande chance de finalização num contra-ataque pelo lado direito, fez uma finalização pra fora e dois cruzamentos, entre eles um certo. 

Pedrinho, sub-23 em fase de aprimoramento e oscilação, alternou bons e maus momentos, foi pouco acionado pelo lado esquerdo no primeiro tempo,  acertou 5 lançamentos, 1 cruzamento e 1 passe decisivo.

As triangulações pelo lado esquerdo com trocas de passes rasteiros entre Alê, Marlon e Pedrinho deveriam ter sido mais utilizadas. 

Poderia ter sido melhor a repetição dos extremos titulares utilizados nos dois jogos contra o Guaraní-PAR, com Felipe Azevedo, pelo lado direito, Matheusinho, no esquerdo, e Everaldo mais Pedrinho como opções bastante ofensivas de substituição. 

Ou pelo menos manter Matheusinho para começar o jogo com Everaldo ou Pedrinho. 

Embora qualificado, Índio ainda está abaixo do desejado para ser opção de substituição no meio-de-campo.

No momento, Matheusinho, centralizado, e Rodriguinho estão mais dinâmicos, participativos e  produtivos que Índio. 

De acordo com as circunstâncias do jogo, um quarteto bastante ofensivo poderá ser formado durante a temporada pelo Matheusinho, centralizado, Everaldo e Pedrinho pelos extremos, e Wellington Paulista avançado. 

Destaque para Jaílson, para a dupla de zagueiros Maidana e Éder, em processo de adaptação, Patric Lucas Kal e Juninho, Alê, Everaldo, Matheusinho e Pedrinho, pela movimentação. 

América: 
Jailson; 
Patric, Maidana, Éder e Marlon; 
Lucas Kal, Juninho e Alê; 
Everaldo (Matheusinho), Wellington Paulista e Pedrinho (Felipe Azevedo) 
Técnico: Marquinhos Santos
 
Barcelona-EQU
 
Burrai; 
Velasco, Aimar, Rodríguez e Quiñónez; 
Piñatares, Leonai Souza (Cercelén) e Martínez; 
Perlaza (Penilla), Preciado (Molina) e Mastriani (Garcés).
Técnico: Jorge Célico