sexta-feira, 4 de março de 2022

Guaraní-PAR (4) 2x3 (5) América-MG

A goleada de 3 a 0 no segundo tempo do segundo jogo da disputa com o Guaraní-PAR, pela classificação para terceira fase da Copa Libertadores, efetivou a potencialidade demonstrada no primeiro jogo do confronto, quando o time americano perdeu, mas o resultado foi diferente do desempenho, porque buscou a vitória, criou mais chances para ter vencido, com postura e posse de bola ofensiva.  

Em três tempos dos quatro disputados nos dois jogos, a superioridade dos comandados do Marquinhos Santos prevaleceu sobre o adversário.

Aliás, a alta intensidade praticada nos dois jogos comprovou o acerto na prioridade das competições, na preparação e programação do revezamento entre titulares e reservas feita pelo Núcleo de Performance do América Futebol Clube nos jogos do Campeonato Mineiro.  

Mas a produtividade também poderia ter sido maior no primeiro tempo se o posicionamento do Felipe Azevedo e Matheusinho, utilizado na primeira partida, tivesse sido repetido.

Felipe Azevedo, Juninho e Patric seriam os responsáveis pelas triangulações pelo lado direito, com Felipe Azevedo mais aberto e avançado do que Patric, igual Everaldo jogou no segundo tempo, a fim de fazer mais cruzamentos precisos, especialmente para serem finalizados pelo Wellington Paulista. 

Alê, Marlon e Matheusinho seriam os protagonistas pelo lado esquerdo. 

Vale relembrar que, sob o comando do Lisca, Alê, Matheusinho e Sávio foram os responsáveis pela recomposição, transição e construção ofensiva pela beirada. 

Embora ainda faltem ajustes pontuais na organização e recomposição defensiva, maior eficiência nos cruzamentos e finalizações na construção ofensiva, ainda assim,  o desempenho nos dois jogos, a reação americana no segundo jogo e a classificação conquistada na disputa de pênaltis deverá aumentar a confiança da equipe para vencer o Barcelona na sequência da Libertadores, fazer uma campanha convincente no Brasileirão e Copa do Brasil, criar uma cultura vitoriosa, mentalidade vencedora e paixão por vencer desde as categorias de base. 

Destaque para a comissão técnica, diretoria, jogadores, torcedores e todos envolvidos nesta classificação histórica.

Na sequência do campeonato Mineiro, será uma grande oportunidade para transformar o DNA formador em aproveitador. 

Arthur, Gustavão, Zé Vitor, Carlos Júnio, Flávio, Rodriguinho, Gustavinho e Kawê precisam ser mais bem aproveitados nos três próximos confrontos da primeira fase. 

Em alguns jogos mesclados com Cáceres, Conti, João Paulo, Zé Ricardo, Juninho Valoura, Índio, Leo Passos, Henrique e outros jogadores menos aproveitados entre os titulares. 

Vamos vencer, Coelhão!

Guaraní-PAR:
Devis Vasquez; 
Julio González, Roberto Fernández, Marcos Cáceres e Guillermo Benítez; 
Jorge Mendoza (Ángel Benítez), Rodrigo Fernández, Walter Ortiz, Marcelo González (Wilson Ayala) e Josué Colmán (Alejandro Samudio); Fernando Fernández (Sergio Bareiro).
Técnico: Fernando Jubero
 
América:
Jailson; 
Patric, Iago Maidana, Éder e Marlon (Rodolfo); 
Lucas Kal, Juninho e Alê (Índio Ramírez); 
Matheusinho (Henrique), Wellington Paulista, Felipe Azevedo (Pedrinho).
Técnico: Marquinhos Santos

Gols Wellington Paulista (2), Pedrinho