sexta-feira, 29 de julho de 2022

São Paulo-SP 1 x 0 América-MG

O defeito crônico da ineficiência nas finalizações do time americano foi repetido com lente de aumento no pênalti desperdiçado pelo Maidana. 

Mas as grandes chances desperdiçadas contra adversários qualificados são indícios de que o rendimento, no jogo de volta contra o São Paulo pela Copa do Brasil e no segundo turno do Brasileirão, poderá ser maior, principalmente se as possiblidades de escalação dos titulares e substitutos forem aumentadas com menos desfalques e mais reforços pontuais para disputar a titularidade. 

Apesar da falha na bola alta defensiva no gol feito pelo Luciano,  as opções para dupla ou trio de zagueiros, entre Conti, Éder, Luan Patrick, Maidana e Ricardo Silva.  parecem suficientes para o restante da temporada. 

Arthur, Cáceres e Patric deveriam revezar mais vezes. 

Danilo pareceu mais consistente na defesa do que Marlon.

O lado esquerdo com Marlon e Felipe Azevedo fica mais vulnerável na defesa e improdutivo no ataque. 

Embora a formação com Éder, Juninho e Matheusinho para enfrentar adversários da Série A fosse difícil de ser colocada em prática, o trio do meio-de-campo carece ter mais poder de finalização e decisão, mas demonstrou consistência defensiva e intensidade na distribuição das jogadas. 

Ainda assim, talvez seja mais interessante o meio-de-campo titular ser formado pelo Éder, Juninho e Alê. 

Benitez, Índio e Matheusinho seriam opções do quarto jogador do meio-de-campo, ou para jogar com dois volantes mais fixos no campo de defesa. 

Rodriguinho tem potencial para ser aproveitado durante os jogos. 

A situação do Juninho Valoura precisa ser resolvida. 

Matheusinho também poderá ser opção para jogar pelo lados. 

Aliás, Everaldo, Matheusinho e Pedrinho deveriam ser as primeiras escolhas entre os dois pontas. 

Felipe Azevedo seria alternativa de revezamento ou de falso 9. 

Carlos Alberto tem mais potencial para jogar pelos lados, partir com a bola dominada ou receber lançamentos em profundidade do que centroavante de costas para o adversário. 

Aloísio, Henrique e Welllington Paulista, as opções de centroavante. 

No confronto contra o Avaí, poderá ser mais eficiente a escalação do Patric, Luan Patrick, Éder e Danilo na primeira linha defensiva, Lucas Kal ou Zé Ricardo, Juninho, Alê ou Matheusinho no meio-de-campo, Everaldo ou Matheusinho, Henrique, Matheusinho ou Pedrinho no time titular. Entre os substitutos para o ataque, Carlos Alberto, alternativa de velocidade pelo lado, Felipe Azevedo, Gustavinho e Índio. 

Sem a utilização do Zé Ricardo pelo Mancini, um volante com poder de marcação poderia ser contratado para evitar a improvisação do Éder e Lucas Kal. 

Devido aos constantes desfalques provocados pela sequência de jogos também seria interessante contratar mais um jogador para o meio-de-campo, um atacante de lado e principalmente um centroavante decisivo. 

Por prevenção, seria prudente contratar um goleiro. 

São Paulo: 
Thiago Couto; 
Diego Costa, Miranda e Léo;
Igor Vinicius, Gabriel Neves (Talles), Igor Gomes (Pablo Maia), Rodrigo Nestor (Nikão) e Welington; 
Luciano (Galoppo) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

América: 
Matheus Cavichioli; 
Patric (Cáceres), Maidana, Conti (Lucas Kal), Marlon (Danilo);
Éder; 
Juninho, Matheusinho; 
Everaldo (Índio), Henrique, Felipe Azevedo (Pedrinho)
Técnico: Mancini