terça-feira, 12 de julho de 2022

Internacional-RS 1 x 0 América-MG

Por quase 20 segundos a menos, a estratégia defensiva utilizada pelo Mancini teria funcionado, o time americano conquistaria um importante ponto fora de casa em cima de um adversário qualificado, e a competitividade da equipe seria ressaltada. 

A mão do adversário deixada de ser marcada na origem da jogada que gerou o escanteio e o gol do Internacional no último lance do jogo também impediu a conquista de pelo menos um ponto.

Mesmo com menos posse de bola, jogando retrancado, sem postura ofensiva, errando finalizações e passes na transição, ainda assim, acertou mais chutes ao gol que o adversário, e Daniel, goleiro do Inter, entrou na seleção da rodada do Sofascore. 

Apesar da postura mais defensiva do que ofensiva, Aloísio, Carlos Alberto, Matheusinho e  Pedrinho tiveram oportunidades de gols.

Enquanto o Internacional finalizou 4 vezes no gol, o América finalizou 7. 

A tentativa de utilizar Índio no complemento do losango do meio-de-campo foi válida, mas faltou opção de velocidade ofensiva pelo lado direito. 

Poderia ter sido mais interessante Carlos Alberto ter iniciado o jogo no lugar do Felipe Azevedo, a fim de formar com Pedrinho uma dupla de atacantes com bastante intensidade, velocidade, profundidade e infiltração pela diagonal. 

Carlos Alberto tem mais potencial para arrancar pelos lados, buscar a linha de fundo ou infiltrar pela diagonal do que de centroavante. 

Depois da saída do Alê, a produtividade do Índio, mais recuado, deixou a desejar, e evidenciou a falta de substitutos funcionais do Alê e Juninho, sem mudança do esquema tático. 

A derrota ofuscou a atuação do Matheus Cavichioli, Patric, Luan Patrick, Coni e Marlon na organização defensiva. 

Conti é muito mais produtivo e eficiente quando joga mais dentro da área do que quando joga avançado e precisa recompor. 

Se Alê for vetado contra o Botafogo, poderá ser mais interessante Zé Ricardo ser utilizado para reforçar a marcação no meio-de-campo. 

Ou tentar resgatar o futebol do Juninho Valoura. 

Outra opção seria o deslocamento do Patric para o meio-de-campo com a entrada do Cáceres na lateral. 

O promissor Rodriguinho deveria voltar a ser relacionado. 

Sem Everaldo, Paulinho e Wellington Paulista, as opções ofensivas ficaram reduzidas. 

Talvez Matheusinho, Aloisio e Pedrinho sejam as melhores opções iniciais, com Carlos Alberto, Henrique e Felipe Azevedo entre os substitutos para o segundo tempo. 

Gustavinho e Índio também poderão ser utilizados na armação das jogadas pelos lados. 

Internacional:
Daniel; 
Heitor (Johnny), Mercado, Rodrigo Moledo e Moisés; 
Gabriel, Edenilson, Carlos de Pena (Boschilia), Taison (Maurício) e Pedro Henrique (Caio Vidal); David (Wesley Moraes). 
Técnico: Mano Menezes

América:
Matheus Cavichiolli;
Patric, Luan Patrick, Conti, Marlon (Danilo Avelar);
Lucas Kal;
Juninho, Alê (Carlos Alberto);
Índio (Matheusinho); 
Felipe Azevedo (Aloísio) e Pedrinho (Maidana). 
Técnico: Mancini