terça-feira, 5 de julho de 2022

América-MG 1 x 0 Goiás-GO

Na metamorfose ambulante dos comentários "decapolares" sobre futebol, em que a verdade dura menos de 24 horas, Henrique, após ter sido criticado pelo baixo desempenho na temporada, provocou mudança na velha opinião sobre o rendimento do jogador, ao ser o destaque do jogo, especialmente ofensivo, na vitória sobre o Goiás. 

Mas o imprevisto da saída do Everaldo e Wellington Paulista por lesões produziu efeitos opostos. 

Com a saída do Everaldo e entrada do Felipe Azevedo, o time perdeu intensidade, profundidade e velocidade pelo lado. 

A substituição do Wellington Paulista pelo Henrique aumentou o poder de finalização e decisão. 

Em vez da improvisação do Luan Patrick de lateral, poderia ser sido mais interessante Arthur ter entrado no lugar do Felipe Azevedo, para jogar de ala pelo lado direito, Conti, Éder e Luan Patrick, formando o trio de zagueiros, Marlon de ala pela esquerda.

A suspensão do Henrique e possível ausência do Aloísio, Everaldo e Wellington Paulista para enfrentar o Internacional, poderá ser uma oportunidade de buscar soluções para aumentar a efetividade ofensiva.

Felipe Azevedo deveria ser aproveitado do meio-de-campo para a frente, na transição e construção ofensiva, sem necessidade de participar ativamente da recomposição e organização defensiva. 

A escalação do Felipe Azevedo dependeria do retorno do Danilo, ou Marlon ser mais produtivo na marcação

Embora tenha mais potencial para arrancar em alta velocidade pelos lados, Carlos Alberto poderá ser opção de centroavante, sem mudar a estrutura do time. 

Mas um ataque com Carlos Alberto, Felipe Azevedo de centroavante e Pedrinho, talvez seja mais produtivo que Felipe Azevedo, Carlos Alberto de centroavante e Pedrinho.

Outra mudança poderia ser Gustavinho ou Índio ou Kawê ou Matheusinho pelo lado, para formar o trio ofensivo com Carlos Alberto e Pedrinho. 

A fim de aproveitar a qualidade no último passe uma mudança estrutural seria a escalação do Índio, na função de falso 9, com Pedrinho e Felipe Azevedo ou Carlos Alberto fazendo infiltrações pela diagonal. 

Apesar da ausência do Éder e talvez do Danilo, também será possível utilizar 3 zagueiros, com Maidana, Conti e Luan Patrick, porque ainda terá a opção do Gustavão e do retorno do Lucas Kal para a zaga, com a entrada do Zé Ricardo para reforçar o meio-de-campo.  Carlos Alberto e Pedrinho, dois atacantes com bastante velocidade, seriam as opções iniciais. 

Destaque para a dupla de zagueiros formada pelo Luan Patrick e Éder, mais bem posicionados sem avançarem tanto, Alê, pela participação produtiva de uma intermediária a outra, e Henrique pelo poder de decisão. 

América:
Matheus Cavichioli; 
Cáceres (Matheusinho), Luan Patrick, Éder e Marlon;
Lucas Kal, Juninho e Alê; 
Everaldo (Felipe Azevedo), Wellington Paulista (Henrique), Pedrinho (Conti) 
Técnico: Mancini.
 
Goiás:
Tadeu; 
Yan Souto, Reynaldo e Caetano (Danilo Barcelos); 
Diego, Caio (Nicolas), Felipe Bastos, Elvis (Dadá Belmonte) e Matheus Sales (Luan Dias); 
Vinícius (Maguinho) e Pedro Raul. 
Técnico: Jair Ventura.
 
Gol: Henrique