sexta-feira, 2 de junho de 2023

Internacional 3 (4) x 1 (5) América

Apesar dos três gols sofridos, da improdutividade da defesa, do meio-campo e do ataque, no primeiro tempo, o Coelhão, na segunda etapa, demonstrou comprometimento, determinação, espírito de equipe e poder de reação, a fim de buscar a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. 

Embora sejam competições diferentes, a presença do América entre os oito melhores clubes da Copa do Brasil, pelo segundo ano consecutivo o único representante de Minas Gerais nas quartas de final, é um indicador do potencial da equipe, que sem o desgaste provocado pelos jogos e viagens da Sul-Americana, com a contração dos reforços necessários, e o aproveitamento dos promissores pratas da casa, poderá permanecer na Série A do Brasileirão. 

Ainda assim, o primeiro objetivo deveria ser aumentar a consistência defensiva.

Depois, buscar o equilíbrio básico entre atacar e defender, próximo da máxima perfeição. 

Com os desfalques do Adyson, Marcinho, Maidana e Matheusinho, talvez seja interessante utilizar um esquema diferente para enfrentar o Corinthians. 

Escalar três zagueiros, Ricardo Silva, Éder ou Wanderson, e Danilo Avelar, com Juninho ou Mateus Henrique ou Samuel, pela direita, e Marlon ou Nícolas, pela esquerda, transformados em alas.

Ou utilizar quatro jogadores no meio-campo, com Lucas Kal, Benítez, Juninho e Martínez. 

Everaldo e Aloísio ou Mastriani ou Mikael formariam a dupla de atacantes. 

Alê, que tem capacidade para voltar a ser mais participativo e produtivo nas quatro fases do jogo, os promissores Breno e Varanda, mais Felipe Azevedo, Henrique e Wellington Paulista seriam opções entre os substitutos. 

Mateus Henrique precisa aumentar a produtividade e eficiência para ser mais utilizado que o Henrique. 

Durante o Brasileirão deverá ser possível voltar a escalar o meio-campo ofensivo, produtivo e eficiente formado pelo Alê, Juninho e Benítez. 

Na transformação do DNA formador em aproveitador, os pratas da casa, em fase de aprimoramento e oscilação, sem a responsabilidade de ser solução, mas de fazer parte da solução, deveriam ser mais aproveitados no dois jogos da Sul-Americana.

O futebol do Rodriguinho também precisa ser recuperado. 

Mateus Henrique, Breno, Rodriguinho e Varanda poderão formar o meio-campo, com Renato e Luan no ataque nos jogos da Sul-Americana. 

Pelo menos um lateral-direito, um zagueiro, com eficiência na bola alta ofensiva e velocidade de recomposição, um volante e um articulador, com resistência física para jogar dois tempos em alta intensidade, dois atacantes de lado, com velocidade para defender e atacar, e talvez mais um lateral esquerdo,  são as contratações necessárias para reforçar a equipe durante o Brasileirão. 

Internacional:
John;
Igor Gomes, Rodrigo Moledo, Nico Hernández e Renê;
Johnny (Matheus Dias) e Campanharo; Pedro Henrique (Jean Dias), Wanderson e Carlos De Pena; 
Lucca (Alemão).
Técnico: Mano Menezes

América: 
Mateus Pasinato;
Marcinho, Wanderson, Maidana e Danilo Avelar; 
Lucas Kal (Varanda), Juninho e Alê (Martinez);
Everaldo (Mikael), Aloísio (Wellington Paulista), Felipe Azevedo (Mastriani)
Técnico: Mancini.

Gol: Juninho