quarta-feira, 7 de junho de 2023

América 2 x 0 Millonarios

Em time que está vencendo também se mexe, a fim de preservar os mais desgastados, e aproveitar os mais bem preparados fisicamente, inclusive os pratas da casa, para jogar mais tempo em alta intensidade, 

Mancini, novamente, acertou na escalação inicial, na estratégia de jogo de acordo com o adversário, e nas substituições feitas, que mantiveram a concentração, a consistência defensiva, a força criativa e o poder ofensivo. 

Marlon e especialmente Mateus Henrique foram bastante produtivos e eficientes na organização, recomposição defensiva e na transição e construção ofensiva, Júlio e Maidana sobressaíram sobre os adversários, Alê e Juninho, mais inteiros fisicamente, e principalmente Breno comandaram o meio-campo, Everaldo se destacou pelas assistências para os dois gols, Wellington Paulista incomodou os defensores, e Aloísio demonstrou poder de decisão. 

Na transformação do DNA formador em aproveitador, Breno, Júlio e Mateus Henrique, entre os titulares, Rodriguinho e Varanda, entre os substitutos, e Rafael Barcelos e Renato, entre os relacionados, mais uma vez evidenciaram a importância da utilização dos promovidos da base, ainda que em fase de aprimoramento e oscilação. 

Quanto mais vezes o promovido da base jogar, mais rapidamente bem preparado vai ficar. 

Mas a indefinição da SAF prejudicou o planejamento do aproveitamento dos jogadores da base desde o Mineiro, porque houve a ilusão de que com o possível investidor o nível das contratações seria maior. 

No fim das contas, a participação dos pratas da casa no Brasileirão, na Copa do Brasil e na Sul-Americana, sem terem chances no estadual, foi fundamental para o início da recuperação americana. 

Apesar da necessidade de reforços para a sequência da temporada, os novos contratados vão precisar ser bem superior aos jogadores da base. 

Embora tenha mais potencial para jogar em qualquer posição e executar diferentes funções no meio-campo, Mateus Henrique demonstrou total capacidade para disputar ou revezar com Marcinho a titularidade da lateral direita. 

Breno tomou conta de uma posição no meio-campo e deverá ser mantido ou revezar devido ao desgaste provocado pela sequência de jogos e viagens, e suspensões por cartão. 

Júlio, Renato, Rodriguinho e Varanda também deverão continuar a ter oportunidades. 

Ainda Adyson, quando for liberado pelo DM, Luan, Rafael Barcelos e Samuel. 

Para enfrentar o Athletico, poderá ser mais interessante Mateus Henrique, Maidana, Éder e Marlon, na primeira linha defensiva.

Alê ou Kal, Breno e Juninho, no meio-campo. 

Everaldo, Aloísio e Felipe Azevedo, o trio ofensivo. 

A reutilização do Benítez vai precisar ser repensada.  Talvez para ser o quarto jogador do meio-campo. 

América:
Matheus Pasinato; 
Mateus Henrique, Julio, Maidana e Marlon (Nicolas); 
Alê (Rodriguinho), Juninho e Breno; 
Everaldo (Martinez), Aloísio (Mastriani) e Wellington Paulista (Varanda). 
Técnico: Mancini.

Millonarios:
Alvaro Montero; 
Bertell, Vargas, Perlaza, Paz; 
Vasquez (Vega), Giraldo (Juan Pereira) e Cataño (Quiñones); 
Cortés, Ramiro Brochero (Beckham Castro) e Paredes (Guerra). 
Técnico: Alberto Gamero.

Gols: Aloísio, Breno