sábado, 24 de junho de 2023

Grêmio 3 x 1 América

Erros do apito, expulsão do Éder, esperar o intervalo para fazer a mudança com um jogador a menos na defesa, falha do Matheus Cavichioli no primeiro gol, escalação do Renato para jogar isolado no ataque, mais a entrada do Nathan e Vina para aumentar o poder ofensivo do adversário prejudicaram o desempenho do América e facilitaram a vitória do Grêmio.

Mas o time completo do Coelhão poderia ter conquistado os três pontos ou pelo menos ter sido mais competitivo no segundo tempo.

Apesar da falta de ritmo de jogo, da falha no primeiro gol e dos três gols sofridos, ainda assim, Matheus Cavichioli foi o principal pontuador do América pelo Sofascore, o que evidenciou, mais uma vez,  que independentemente do goleiro titular, a consistência, o entrosamento e o posicionamento defensivo precisam ser melhorados, é necessário definir uma dupla de laterais e zagueiros mais constantes entre os titulares, e será preciso contratar um zagueiro para disputar a titularidade e um volante com mais poder de marcação. 

Lucas Kal e Maidana carecem ter mais imposição física para vencerem os duelos por baixo e principalmente pelo alto. 

Danilo Avelar deveria ser efetivado de quarto-zagueiro ou de lateral esquerdo para jogar mais no campo defensivo, porque tem baixa velocidade de recomposição. 

Se a opção for por um lateral mais ofensivo, a situação do Nícolas precisa ser definida ou Marlon ser mais titular ou Mateus Henrique jogar pelo lado esquerdo, enquanto o Daniel Borges estiver sem condições. 

Martínez conquistou a titularidade no meio-campo com três ou quatro jogadores. 

Talvez seja possível Breno ser o primeiro volante com qualidade na saída de bola e a segunda linha mais compactada para aumentar o poder de marcação. 

De acordo com a necessidade, Juninho poderia ser utilizado aberto pelo lado direito para defender e atacar em alta intensidade. 

Alê tem capacidade para voltar a ser  escalado entre os titulares ou durante os jogos. 

Benítez deveria ser utilizado mais avançado.

Varanda tem potencial para jogar centralizado. 

Embora seja bastante participativo, Everaldo precisa manter a velocidade nos lances disputados, em vez de desacelerar as jogadas para forçar o contato com os marcadores.

Renato tem mais potencial na posição de centroavante definidor, sem a função de ser válvula de escape para explorar as jogadas em contra-ataque. 

Aloísio, com 12 gols, deverá ultrapassar Ademir, com 13 gols, e se tornar o artilheiro da década. 

Mastriani deveria ser mais aproveitado, porque tem poder de definição. 

Mikael poderá ser opção até para jogar pelo lado direito, infiltrar pela diagonal e finalizar. 

Mesmo assim, além do zagueiro, do volante e da definição do lateral esquerdo, existe a necessidade de um meia-atacante centralizado e dois atacantes de lado. 

Grêmio:
Brenno; 
João Pedro (Natã), G. Martins, Bruno Alves e Reinaldo; 
Mila (Vina), Villasanti e Cristaldo (Nathan Fernandes);
Bitello, Luis Suárez (André Henrique) e Cuiabano (Nathan). 
Técnico: Renato Gaúcho

América:
Matheus Cavichioli; 
Marcinho (Mateus Henrique), Maidana, Éder e Danilo Avelar (Marlon); 
Lucas Kal, Juninho, Breno (Alê) e Martínez; 
Everaldo (Wanderson) e Aloísio (Renato Marques).
Técnico: Mancini

Gol: Danilo