domingo, 10 de outubro de 2021

Juventude-RS 1 x 1 América-MG

Apesar da queda de rendimento na transição e principalmente na organização ofensiva provocada pela ausência do Patric e do Zárate, o time americano conquistou mais um ponto, aumentou a série invicta para oito jogos e manteve elevada as possibilidades de permanecer na primeira divisão e até garantir vaga numa das competições sul-americanas.

A distribuição tática ficou mais equilibrada com a utilização do Kal, Juninho e Alê, no meio-de-campo, e Ademir, Ribamar e Felipe Azevedo, na formação do trio ofensivo. 

Mas também houve fragilidade defensiva nas chances criadas pelo adversário, falha de marcação no gol sofrido em lance de bola parada, e o defeito crônico da falta de um atacante pelo lado esquerdo e de um centroavante, ambos com mais poder de finalização e decisão, foi ampliado, porque Ademir, sem o apoio do Patric, foi pouco finalizador e produziu menos do que pode produzir. 

Embora bastante voluntarioso na recomposição e organização defensiva, a principal característica do Felipe Azevedo é ofensiva, mas tem baixa velocidade para defender e atacar em alta intensidade. 

Para executar a dupla função defensiva-ofensiva com mais poder de marcação, Alan Ruschel ou João Paulo poderia ter sido escalado para fazer a dobra com Marlon pela esquerda

Geovane, Fabrício Daniel, Ramon e Yan Sasse seriam opções para aumentar a força ofensiva, intensidade e velocidade. 

Faltaram assistências e especialmente cruzamentos pelo alto para serem finalizados pelo Ribamar. 

Fabrício Daniel, Rodolfo e Toscano poderiam ser alternativas de centroavante. 

Juninho Valoura poderia ter entrado durante o segundo tempo,  para formar o meio-de-campo com Lucas Kal e Alê, com o deslocamento do Juninho para a lateral-direita no lugar do Diego Ferreira. 

Destaque para a força do futebol coletivo, competitivo e bem organizado dos comandados pelo Mancini, para Matheus Cavichioli, pelas defesas salvadoras, Bauermann e Ricardo Silva, pela manutenção da segurança defensiva na maioria dos lances disputado, Marlon, Lucas Kl,  Juninho e Alê, pela movimentação produtiva, e Fabrício Daniel, pelas tentativas de finalização e assistência para Rodolfo. 

Com a suspensão do Alê para enfrentar o Internacional, Ramon, caso seja liberado para jogar, e Juninho Valoura deverão ser opções de titularidade, mas com Lucas Kal mais fixo e recuado na função de primeiro volante e Valoura com mais liberdade na construção ofensiva. 

Juventude : 
Douglas; 
Michel Macedo (Paulo Henrique), Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; 
Dawhan, Jadson (Wescley) e Guilherme Castilho; 
Marcos Vinícius (Bruninho), Paulinho Boia (Capixaba) e Ricardo Bueno. 
Técnico : Marquinhos Santos

América: 
Matheus Cavichioli; 
Diego Ferreira (Anderson), Ricardo Silva, Bauermann, Marlon; 
Lucas Kal, Juninho e Alê (Valoura); 
Ademir (Toscano), Ribamar (Fabrício), Felipe Azevedo (Rodolfo). 
Técnico: Mancini.  

Gol: Juninho