domingo, 24 de outubro de 2021

Santos-SP 0 x 2 América-MG

Na estreia do Marquinhos Santos no comando técnico da equipe, a lista dos relacionados foi divulgada antecipadamente, o time americano jogou com a camisa verde e preta mais bonita do Brasil, superou a pressão da torcida adversária, venceu fora de casa, convenceu e aumentou as possiblidades de permanecer na primeira divisão e conquistar uma das vagas das competições sul-americanas. 

Mas na fase defensiva, espaços gerados na intermediária facilitaram as finalizações de fora da área do adversário. 

Faltou mais intensidade, resistência física e velocidade para Felipe Azevedo ser mais produtivo na dupla função defensiva-ofensiva, principalmente nas assistências, cruzamentos e finalizações. 

A escalação entre os titulares do Geovane ou Ramon ou de um lateral para fazer a dobra com Marlon pelo lado esquerdo, com Felipe Azevedo de opção para entrar durante o jogo, poderá ser mais produtiva na recomposição defensiva e transição ofensiva. 

Outra opção é utilizar o posicionamento mais funcional do Bruno Nazário na armação pela beirada ou do Fabrício Daniel ou Felipe Azevedo ou Yan Sasse aberto pelo lado, mas para aumentar a amplitude e força ofensiva, sem necessidade de recompor tanto. 

Rodolfo demonstrou que poderá ser mais aproveitado na função de centroavante do que pelo lado do campo, porque tem mais potencial de definidor dentro da área do que criador, driblador e jogador de velocidade pelos lados. 

O trio do meio-de-campo, formado no segundo tempo do jogo pelo Zé Ricardo, Juninho Valoura e Alê, é bastante capacitado para ser ser utilizado entre os titulares, a fim de aumentar o equilibro entre o defender e atacar, com Zé Ricardo na posição de primeiro volante mais recuado, e qualificar assistências, finalizações e passes, com Juninho Valoura na execução dessas jogadas. 

Destaque para o futebol coletivo, competitivo, eficiente e equilibrado, para Matheus Chavichioli, pelas importantes defesas e principalmente o lançamento feito para Ademir em jogada de alta velocidade sofrer o pênalti, Patric e Marlon, pela participação na defesa e no ataque, Ricardo Silva e Bauermann, pela segurança defensiva, Ademir, partindo pra cima avacoelhando geral, e Alê, o mais participativo e produtivo nas quatro fases do jogo.

Santos:
João Paulo;
Pará (Madson), Danilo Boza, Emiliano Velázquez e Felipe Jonatan; 
Camacho (Jean Mota), Vinicius Zanocelo (Moraes) e Carlos Sánchez (Marcos Guilherme); Marinho, Lucas Braga e Diego Tardelli (Ângelo)
Técnico: Fábio Carille

América:
Matheus Cavichioli;
Patric, Ricardo Silva, Bauermann, Marlon (João Paulo); 
Lucas Kal (Zé Ricardo), Juninho (Juninho Valoura) e Alê; 
Ademir, Rodolfo (Geovane), Felipe Azevedo (Zárate)
Técnico: Marquinhos Santos

Gols: Ademir, Alê